Economia

Pix: a forma de realizar pagamentos não será mais a mesma

Sicredi explica como funcionará a nova plataforma de pagamentos instantâneos criada pelo Banco Central do Brasil.

A partir do dia 16 de novembro, o PIX começará a funcionar em todo o país. Mas quem tem uma conta em Instituição Financeira Cooperativa como o Sicredi, por exemplo, já pode confirmar o interesse no uso da plataforma. É o movimento chamado de pré-cadastro para utilização, que está repercutindo amplamente a nova forma de pagamentos e suscitando algumas dúvidas sobre o seu funcionamento e segurança. Como Instituição que disponibilizará o PIX aos seus associados, o Sicredi explica a nova forma de transferir, pagar e receber valores.

O que é o Pix?

A função criada pelo Banco Central do Brasil agilizará essas operações, realizando-as instantaneamente. “Sabe quando você precisa pagar ou transferir uma quantia em dinheiro no meio da tarde e a outra pessoa ou empresa que vai receber precisa esperar até o dia seguinte para a confirmação do valor? Com o Pix, essa história de esperar será praticamente coisa do passado”, sintetiza Gisele Rodrigues, superintendente de Soluções de Meios de Pagamentos do Sicredi.

Sabor D,Italia
Contape
Colinas Chocolatteria
Thiago Auto Lavação
Maderonchi
Net Lider

“É importante destacar que o Pix não é um novo aplicativo e sim mais uma função que passará a ficar disponível dentro das plataformas digitais que você já usa, como o aplicativo da sua instituição financeira ou internet banking”, acrescenta Rodrigues.

Pré-cadastro para utilizar

Na etapa atual, de pré-cadastro, as instituições financeiras estão coletando informações como CPF, CNPJ, e-mail, e número do celular dos interessados em utilizar o PIX. Elas serão utilizadas como identificação dos consumidores e serão repassadas ao Banco Central do Brasil a partir de 05 de outubro.

“É fundamental que os associados que desejam usar o PIX façam esse cadastro de acesso porque, para usá-lo, bastará que o pagador saiba apenas um desses dados (“chaves”) do recebedor. No Sicredi, o pré-cadastro poderá ser feito por meio do próprio aplicativo ou na internet banking, a partir de 14 de setembro”, explica Marcelo Esbegen Marcos, assistente de meios de pagamento da Sicredi Sul SC.

Sobre a segurança da nova plataforma

A nova plataforma promete segurança aos usuários. “Todas as operações serão criptografadas, rastreadas e monitoradas 24 horas por dia durante os sete dias da semana, seguindo os mais rigorosos protocolos e com um sistema que se comunica diretamente com o Banco Central, a fim de evitar fraudes”, finaliza Gisele Rodrigues.

Pix e os valores cooperativistas

A justiça, a inclusão financeira e a sustentabilidade, premissas do trabalho das cooperativas e do Sicredi, estão presentes na nova plataforma. “O Pix reforça o quanto o Sicredi caminha junto com as mais modernas soluções de pagamento para os seus associados. Além de promover uma ‘’sociedade cashless”, com operações financeiras mais sustentáveis, com redução da moeda em espécie em circulação, menores riscos, menor impacto ambiental e muita mais digital”, analisa Karine Colombo Crocetta, gerente regional de desenvolvimento da Sicredi Sul SC.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Sobre a Sicredi Sul SC

Com mais de 21 mil associados, a Sicredi Sul SC é uma das cooperativas de crédito que integram o sistema Sicredi. Sua área de atuação compreende 45 municípios de Imbituba a Passo de Torres, contando com uma estrutura de dezesseis agências.

Redação – Giovana Pedroso

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo