Agricultura

Pesquisa recolhe informações sobre a produção de orgânicos em Santa Catarina

Willians Biehl
Willians Biehl

A produção de alimentos orgânicos ganha cada vez mais espaço em Santa Catarina. Produtores estão atentos à demanda por alimentos mais saudáveis e os consumidores são cada vez mais exigentes. Procurando conhecer melhor esse mercado e as demandas dos produtores e consumidores, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca lança um questionário, disponível online, que irá orientar as políticas públicas voltadas para o setor.

As perguntas podem ser respondidas pela sociedade em geral e também pelas pessoas envolvidas diretamente na produção de orgânicos. O gestor da Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Cidasc, Matheus Mazon Fraga, explica que as informações irão orientar os trabalhos de análise de resíduos, identificando os pontos fortes e fracos na produção de orgânicos em Santa Catarina.

Para que os agricultores também participem da pesquisa, o formulário será respondido por 80 produtores que trabalham com orgânicos, além disso, técnicos, pesquisadores e consumidores poderão colaborar via e-mail ou redes sociais. Com as informações obtidas, Matheus Fraga acredita que será possível ter uma visão mais completa da temática dos alimentos orgânicos no estado e saber o que pensam da atividade os segmentos de produção, comercialização, regulação e fiscalização. “O objetivo do questionário é ampliar o conhecimento sobre o que pensam produtores, técnicos, público consumidor e outros agentes envolvidos com a produção orgânica de alimentos. Essas informações serão úteis para propor ou elaborar políticas públicas sintonizadas com a realidade do segmento”, ressalta.

Spilere Serralheria
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Thiago Auto Lavação
Colinas Chocolatteria
Maderonchi

Em Santa Catarina, com recursos do Programa SC Rural, são feitas coletas, na produção e no comércio, de amostras de alface, repolho, banana, batata, cebola, cenoura, maçã, morango, tomate, pimentão, arroz, feijão e brócolis, em 90 municípios, que chegam ao consumidor sob o rótulo “orgânico”.

O trabalho de acompanhar e fiscalizar produtores, pontos de venda e empresas certificadoras de vegetais orgânicos acontece desde 2012 e, em média, 95% das amostras inspecionadas estão em conformidade com a legislação. O Programa de Monitoramento da Produção Orgânica é considerado destaque nacional por sua amplitude, ao todo são monitorados aproximadamente mil produtores de vegetais orgânicos, distribuídos em todas as regiões do estado. De 2012 a 2017, foram examinadas cerca de 1,7 mil amostras, metade delas coletadas no produtor e outra metade em pontos de venda. Participe da pesquisa.

Programa SC Rural

O Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017. É executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.

O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura.

Francine Ferreira – Romeu Scirea Filho

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Spilere Serralheria G
Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo