FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

“Pequenas Grandes Mentiras”: um livro para se divertir e refletir

Fabrícia de Pelegrini b

Pequenas Grandes Mentiras é um livro de leitura leve com temas impactantes e delicados. É uma história complexa escrita de maneira despretensiosa, onde a autora começa fisgando o leitor com uma morte, só que conforme a leitura vai avançando esse fato fica em segundo plano, já que o dia a dia das personagens e seus problemas cotidianos são tão reais e próximos que não dá vontade de largar o livro.

A autora Liane Moriarty construiu personagens de uma forma que é possível sentir que as conhecemos. Outro diferencial são os vários diálogos que facilitam a leitura e torna a trama mais atraente. Temas como violência doméstica, bullying, preconceito, julgamentos sem saber toda a verdade e muito mais são corriqueiros na obra.

Madeline, Celeste e Jane são três mulheres que se tornam amigas de forma casual. Elas são mães de crianças de cinco anos que irão começar a frequentar a Escola Pública de Pirriwee. Jane é nova na cidade e seu filho é acusado de bullying já no primeiro dia, mas ele nega e depois não quer mais falar no assunto, o garoto é fruto de uma noite malsucedida e sua mãe nunca fala do pai.  Madeline tem uma filha adolescente e depois que se casou novamente teve mais dois filhos e sua relação é estável, mas seu ex-marido, que a abandonou quando sua filha tinha apenas três semanas, está novamente na cidade e as filhas dos dois, que estão com 5 anos, irão estudar na mesma classe. Não bastasse isso, Abigail já com 14 anos e é filha de Madeline, começa a conhecer um mundo diferente do seu. Celeste tem gêmeos, mas vive sempre um pouco aérea, se achando culpada pela violência de seu marido e sempre acha que ele poderá mudar.

Contape
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

A morte (será que foi assassinato ou por acaso?) aconteceu na famosa noite de evento social da escola. O primeiro capítulo é sobre esta noite, depois a autora volta meses antes desta data para ambientar o leitor que assim poderá entender porque tudo aconteceu daquela forma, resultando na morte de um dos pais. Entre os capítulos a autora também cria depoimentos de pessoas que estavam naquela noite fatídica, mostrando que muito se julga sem conhecimento e que olhando de fora nem sempre é o que parece.

Você vai perceber que este livro tem uma história complexa quando terminar de ler e tentar contar para alguém. Há muitas pontas para amarrar e a autora faz isso com maestria, sem que se perceba, já que a leitura flui, faz refletir, mostra a força das mulheres e como enfrentam suas batalhas.

Pequenas Grandes Mentiras foca o universo feminino, mostrando traumas e dificuldades que muitas mulheres enfrentam, os medos, as dúvidas, as alegrias, o crescimento e a coragem. Mostra as mentiras que cada uma conta a si mesma para sobreviver na vida que leva. Vale muito a leitura, não só pelo entretenimento, mas para perceber mais uma vez que a violência doméstica pode acontecer com qualquer pessoa independente de classe social e idade.

pequenasgrandesmentiras

Pequenas Grandes Mentiras, de Liane Moriarty – 400 páginas.

Livraria Fátima

Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo