FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Pedido de renovação da CNH pode ser feito pela internet em SC

Exame toxicológico

Os catarinenses agora terão mais facilidade na hora de renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Desde essa quinta-feira, 3, o serviço está disponível no Portal Digital do Detran/SC. A nova ferramenta irá beneficiar cerca de 600 mil pessoas por ano que não precisam mais se deslocar até as Ciretrans do Estado para dar início ao processo. O condutor precisa ir ao órgão apenas para fazer a coleta biométrica, os exames exigidos por lei e buscar o documento pronto.

Para acessar os serviços no portal, é necessário fazer um cadastro e confirmar o pedido. O sistema registrará automaticamente a solicitação, informará o valor e emitirá a guia de pagamento. Depois de o condutor fazer os exames que serão agendados pelo sistema, o Portal avisa que a CNH está pronta e já pode ser retirada no órgão de trânsito.

“A novidade faz parte do projeto de inovação e modernização do Detran. A renovação da CNH é uma conquista que representa menos filas, menos deslocamentos desnecessários e mais tempo livre aos nossos usuários. É o Governo do Estado, através do Detran e do Ciasc, trabalhando para melhorar a qualidade de vida do cidadão catarinense”, ressaltou a diretora do Detran/SC, Sandra Mara Pereira.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider
Credisol

Neste ano, através do Portal Digital, foram abertos 10,6 mil processos de segunda via da CNH, de CNH definitiva e Permissão Internacional para Dirigir. Além disso, 674 mil e-mails foram enviados (habilitação e penalidades a vencer; notificações de autuação; e débitos dos veículos) e cinco mil certidões foram emitidas no processo 100% digital (certidão de registro de CNH, de propriedade de veículo, de baixa e para seguro). Quem se cadastra no Portal recebe o aviso do vencimento da CNH com antecedência via e-mail e evita ser multado.

Renovação

Para os condutores com menos de 65 anos, a validade da CNH é de cinco anos. A partir desse limite, o prazo é reduzido para três anos. Há casos excepcionais em que o médico determina períodos mais curtos para o vencimento. Vencido o prazo de validade do exame médico, o condutor tem 30 dias para providenciar sua renovação. Se for pego ao volante após esse prazo, é autuado por infração gravíssima, 7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47.

Francine Ferreira – Janaina Guliato


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo