Economia

Passo a passo: o que é preciso saber antes de comprar um lote?

Processo de aquisição pode ser mais simples do que parece, além de um bom investimento para o futuro.

Como escolher o loteamento? Qual a documentação necessária? Quais as formas de pagamento? São algumas das dúvidas mais comuns na hora de comprar um lote. Esse tipo de imóvel permite que o comprador construa a casa do jeito que desejar ou adquira o lote para revenda futura, um investimento cada vez mais comum.

Para começar a busca pelo loteamento ideal, o primeiro passo é procurar um corretor de imóveis. O profissional vai orientar a escolha do imóvel de acordo com a realidade e planejamento do cliente, ajudar na negociação e facilitar o processo de compra. O investidor deve pensar no potencial de valorização do lote e na comodidade, se nas proximidades existem escolas, mercados ou qualquer estabelecimento dentro das suas necessidades.

Net Lider
Thiago Auto Lavação
Sabor D,Italia
Star Seguros
Dengo Produtos de Limpeza
Posto Bravo

“Após a escolha da unidade, o comprador precisa analisar a melhor forma de pagamento que viabilize a compra. Muito importante o papel do corretor de imóveis nesse momento, para instruir o comprador ou investidor, sobre as opções de financiamento e negociações que o mercado disponibiliza”, salienta o diretor de Operações da incorporadora JS Empreendimentos, Leucimar Ceron.

As formas de pagamento

A empresa tem três modalidades de pagamento do imóvel: à vista com desconto; financiamento bancário, no qual o comprador busca recursos em um agente financeiro (banco) e financiamento direto. No último caso, para deixar o processo menos burocrático e agilizar a compra, a JS Empreendimentos disponibiliza linhas de crédito flexíveis por meio de parcelamento direto. Além disso, o cliente paga como entrada apenas 10% do valor do imóvel no ato de compra.

Caso a aquisição seja feita por meio de financiamento direto com a incorporadora, a documentação do comprador será analisada para validar o financiamento. “Obter o cadastro ‘sem restrições’ é fundamental para viabilizar o crédito. Para isso, os órgãos SPC e SERASA auxiliam na coleta de informações para averiguar e transparecer o histórico de compras do cliente”, explica o diretor.

A documentação necessária

Decidido o lote e a forma de pagamento, o cliente deve separar as documentações necessárias exigidas pelo vendedor. “Importante a confecção de um ‘Contrato de Compra e Venda’ firmando entre ambas as partes na negociação, antes de emitir o documento definitivo de posse, que é a escritura do imóvel, assim a negociação ficará mais segura e transparente para ambos”, afirma o gerente comercial da JS, Everton De Bona.

Para o contrato de Compra e Venda de um imóvel com a JS Empreendimentos, o comprador precisará de documentos como CPF e RG pessoais, certidão atualizada de estado civil e comprovante de residência. Os dados do cliente e da proposta serão utilizados para preencher uma ficha cadastral (recibo) para formalização do contrato.

Redação – Stefanie Machado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo