FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

O operário Ricardinho

eduardo madeira

O gol da vitória sobre o Paraná na última sexta-feira, dia 22, representou o ápice de Ricardinho com a camisa do Criciúma. Desde o começo do ano no Sul do Estado, o meio-campista nunca caiu nas graças da torcida. Transitando entre o time titular e reserva, ele ainda não apresentou futebol devidamente convincente para figurar entre os 11 preferidos do técnico Roberto Cavalo. O que poucos param para pensar é que Ricardinho é um jogador extremamente útil para se ter no elenco.

1594 10399

Foto: Fernando Ribeiro

O primeiro ponto é a versatilidade que possui. Atua como meio-campista central, compondo a primeira linha, e pode também atuar mais adiantado, fazendo a linha ofensiva pelo lado direito. Em última instância, pode jogar como lateral-direito. Ricardinho cumpre todas as funções com regularidade. Não brilha, mas não compromete. Por essas e outras que o chamo de “operário”: não está no elenco para ser “o cara” do time, mas sim para trabalhar pela equipe.

Ricardinho é um jogador que dá bom dinamismo no meio-campo. Tem boa condução de bola e aproxima os setores. Se destaca ainda nos passes, como aponta o Foot Stats – o meio-campista acertou 180 passes em sete jogos, média de 25,7 passes certos por jogo. Levando em conta que participou de 506 minutos na Série B (média de 72 minutos por jogo), ele acerta um passe a cada 2,8 minutos. Além disso, ele erra poucos passes, como mostra o gráfico abaixo:

Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi

gráfico 1

O principal ponto, entretanto, que mais questiono em seu futebol é a aproximação no campo de ataque. Centro-campistas precisam fazer esta aproximação para não descompactar o time e apresentar opções aos companheiros. Ricardinho precisa fazer mais isso. Uma prova disso é registrado nas finalizações. O Foot Stats aponta que ele finalizou somente duas vezes na competição inteira.

Ressalte-se que em meu Criciúma ideal, Ricardinho não seria titular. Ainda o enxergo atrás de Barreto, Dodi e João Afonso, mas tê-lo no elenco é de grande valia. É uma opção para compor o centro do gramado e trabalhar pelo time. Não se pode cobrar de Ricardinho o que é cobrado de Gustavo e Élvis, por exemplo. Cobre-se o que é de capacidade dele: dinamismo, bom passe e luta por espaço. É o operário que todo empregado gosta de ter e que deve ser valorizado pelo serviço eficaz que desempenha nos jogos.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo