FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Operações de microcrédito em Santa Catarina cresceram 22% em 2015

dívida Receita

Num ano de retração da economia, o microcrédito teve papel fundamental na sustentação dos pequenos negócios em Santa Catarina.

A Associação das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina (Amcred-SC) informa que a maior procura por crédito, com juros mais baixos que os oferecidos pelos bancos, teve como resultado o crescimento de 30% em média no volume de recursos aplicados em operações de microcrédito realizadas pelas 17 OSCIPs (organizações da sociedade civil de interesse público) associadas. O número de clientes em carteira cresceu 22% em 2015, em relação ao ano anterior. O valor médio por empréstimo ficou em R$ 4 mil.

De acordo com a presidente da Amcred-SC, Isabel Baggio, que preside o Banco da Família, com sede em Lages, a busca por um negócio próprio foi uma alternativa num ano em que o número de trabalhadores desempregados cresceu e deve fechar em 8,4% da população economicamente ativa do país – em 2014, o índice foi de 6,9%, em 2013 foi de 7,4% e em 2012 registrou 7,5%.

Net Lider
Credisol
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

“A dificuldade de acesso ao crédito pelo sistema financeiro tradicional faz com que os empreendedores busquem recursos no microcrédito para investir no negócio, melhorar a renda e superar o momento difícil”, explica Isabel Baggio. Para ela, o papel das instituições de microcrédito ganha ainda mais importância durante as crises, pois atua como um suporte para o crescimento dos pequenos negócios em Santa Catarina, estado onde esta modalidade de crédito está mais organizada e tem servido de modelo para outras regiões do Brasil.

A meta da Amcred-SC para o ano de 2016 é manter o ritmo de crescimento, tanto no volume de recursos emprestados, quanto no número de operações. Para isso, tem estimulado o investimento em novas tecnologias e o treinamento dos funcionários das associadas. Além disso, existe uma forte tendência de expansão da atuação das organizações de microcrédito para municípios no Rio Grande do Sul e Paraná.

O vice-presidente da Amcred-SC, Júlio Búrigo, que está à frente da Credisol – Crédito Solidário, de Criciúma, no sul do estado, avalia que o resultado de 2015 foi muito bom e que o aumento na inadimplência ficou dentro do esperado, considerando a conjuntura econômica. “Tivemos um crescimento médio na inadimplência, na ordem de um ponto percentual, variando de 2% para 3% ou de 3% para 4%, dependendo da instituição de microcrédito”, informa. “O importante é que estamos atendendo o pequeno empresário, formal ou informal, num momento adverso, para que ele possa seguir adiante e superar os problemas. O cenário de 2016 fortalecerá o papel das organizações de microcrédito”.

Preocupação com a inadimplência

Segundo o presidente do Banco do Empreendedor, Luiz Carlos Floriani, membro do conselho de administração da Amcred-SC, o ano difícil na economia exigiu um rigor maior na concessão de crédito, em razão do aumento no risco nas operações. Mesmo assim, o banco vai fechar o ano de 2015 com um crescimento de 10% no total de empréstimos, embora registre um avanço de 3% para 4% no índice de inadimplência – o que corresponde a 30% de aumento em relação a 2014. Um dos líderes no segmento do microcrédito em Santa Catarina, o Banco do Empreendedor tem sede em Florianópolis e é o maior operador do programa Juro Zero, com 11 mil operações que somam mais de R$ 30 milhões em empréstimos.

Também na avaliação do diretor executivo da chapecoense Extracredi, José Jacó Pivetta, o ano de 2015 apresentou bons resultados, mas fez acender a luz amarela do risco nas operações. Para superar essa dificuldade, Pivetta disse que a saída foi aumentar o número de operações, com valores mais baixos, a fim de diluir o risco. “A falta de políticas públicas para retomar o crescimento obrigou muita gente a recorrer ao microcrédito para se socorrer, não para investir no crescimento do negócio, o que não é nada bom”, disse. A Extracredi atua em 92 municípios, distribuídos em SC, RS e PR.

Central de Risco

O objetivo da Amcred-SC, que completará 10 anos em março, é consolidar a implantação do Projeto Inclusão Financeira, em parceria com o Sebrae-SC, que prevê a criação de uma central de risco para melhorar a qualidade do processo de concessão de crédito e prevenir o superendividamento.

O consultor da Amcred-SC, Pedro Ananias Alves, disse que em 2016 as organizações de microcrédito vão contar com uma Sociedade de Garantia de Crédito para atender a empreendedores que não tenham ou não queiram apresentar avalista, que será substituído pela fiança de um Fundo Garantidor. A Amcred-SC prevê ainda a realização de seminários para disseminação de boas práticas de governança corporativa e de oficinas para o aperfeiçoamento da gestão do desempenho social.

Francine Ferreira – Valmor Fritsche


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo