FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Obras de esgotamento sanitário se aproximam do fim no Centro de Forquilhinha

francine ferreira

DA COMUNIDADE

Quase lá!

Transitar pelo Centro de Forquilhinha tem sido uma atividade para exercer a paciência, com tantas obras de esgotamento sanitário bloqueando ruas e solicitando desvios aos motoristas. A boa notícia, no entanto, é que as ações de instalação da rede coletora já estão quase no fim, e devem ser finalizadas, no máximo, até a primeira quinzena de junho.

26 05 Esgotamento Sanitário

Liberada

Sobre este caso, a segunda notícia positiva diz respeito a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Com a liberação do Ministério Público, a compra do terreno – às margens da Rodovia Jacob Westrup – já foi acertada e os trabalhos de terraplanagem já começaram. A intenção da Casan é começar a construção, propriamente dita, até julho e finalizá-la em dezembro.

Maderonchi
Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Nordestinos

Com apoio do vereador, Célio Elias (PT), será fundada amanhã em Forquilhinha uma Associação Cultural de Nordestinos para a região. A assembleia tem como objetivo dar suporte às pessoas que vem do Nordeste buscar emprego e morar no sul catarinense, bem como busca resgatar os costumes desse grupo. O encontro acontece a partir das 17h, na sede do Sindicato da Alimentação, em Forquilhinha.

Céu aberto

A nova ação sendo encaminhada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Forquilhinha diz respeito a criação de um shopping a céu aberto na Avenida 25 de Julho e ruas adjacentes, no Centro da cidade. A primeira reunião acontece na próxima terça-feira, 30, a partir das 19h no auditório da CDL. Aos poucos, os lojistas associados da região central estão sendo convidados para o encontro.

Recicla

Falando em comércio, já começou em Forquilhinha o 3º Recicla CDL, uma campanha de coleta de lixos eletrônicos. Tendo como ponto de coleta a sede da CDL, no Centro da cidade, estão sendo recolhidos todos os tipos de sucata eletrônica, como celulares, baterias, pilhas, computadores, impressoras, entre outros. Quem participar, encaminhando algum material, participará do sorteio de uma cesta de produtos de limpeza no fim da ação.

Pela Gigi

Conhecida em Forquilhinha, a família Külkamp (ou Kulckamp) está pedindo o auxílio da comunidade em uma campanha de financiamento online, para contribuir com o tratamento da jovem, Giovanna Kulckamp, de 17 anos. Isso porque ela é portadora de Fibrose Cística, uma doença genética e crônica, que afeta principalmente os pulmões, os pâncreas e o sistema digestivo. A mãe dela, Érica, é natural de Forquilhinha. Interessados em contribuir podem acessar o site ou efetuar depósito em uma conta da Caixa Econômica Federal (agência 3415; operação 013; conta poupança 1318-14).

Ilustrado

Com objetivo de embelezar a cidade e fortalecer cada vez mais o espírito turístico do município, Forquilhinha passará a contar com mapas ilustrativos em pontos estratégicos, como a Praça dos Imigrantes Alemães, na área central, e o Parque Ecológico São Francisco de Assis, no bairro Saturno. Criado a partir de desenhos à mão livre, no trabalho consta a geografia local, principais ruas e acessos, prédios públicos históricos e turísticos, em painéis de estrutura metálica de 1,2 x 2m. Interessados em estarem ilustrados neste mapa podem entrar em contato com o coordenador da iniciativa, Ricardo Salazar, pelo número (48) 99919-0910.

mapa 2

Corte

Interessadas em tentar um lugar na corte da HeimatFest 2017, seja como Rainha ou Princesas da festa, já podem começar a se preparar. Com apenas 16 vagas para moradoras de Forquilhinha que tenham entre 16 e 25 anos, abre na próxima semana, a partir do dia 1º de junho e vai até o dia 14 do mesmo mês o período de inscrições. A escolha propriamente dita acontecerá no dia 29 de julho, e promete-se um formato inovador de seleção. Neste ano, a HeimatFest acontecerá de 12 a 15 de outubro.

DA POLÍTICA

Cidade segura

A implantação da Rede de Vizinhos Solidários; um curso de formação das lideranças para reativar o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg); a nova delegacia, que fica pronta em novembro e fará parte do Complexo de Segurança Pública; e a instalação de 19 câmeras de videomonitoramento em Forquilhinha. Foram essas algumas das ações expostas e debatidas na audiência pública sobre segurança realizada nesta semana pela Câmara de Vereadores. Que estes encaminhamentos se tornem, realmente, realidade. E logo!

26 05 Audiência Pública

Foto: Eliane Gonçalves

Data marcada I

29 de junho: esta é a data para qual foi agendada a audiência pública da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que acontecerá em Forquilhinha para tratar da continuidade da pavimentação da Rodovia Jacob Westrup. Até lá, prefeitos de Forquilhinha, Nova Veneza e Maracajá estão responsáveis por chamar os moradores de seus respectivos municípios. Já o deputado estadual, Rodrigo Minotto (PDT) é quem vai mobilizar os representantes do Governo do Estado. A intenção é reunir de 400 a 500 pessoas no encontro.

Data marcada II

Mas antes da audiência pública, no dia 14 de junho, os vereadores de Forquilhinha realizarão uma Sessão Solene em homenagem aos 40 anos do 28º Grupo de Artilharia e Campanha do Exército Brasileiro (GAC), de Criciúma. A sugestão do pedetista, Juliano Arns, foi apoiada por todos os membros do legislativo forquilhinhense.

Travado

Na Câmara de Vereadores, uma das ações mais aguardadas diz respeito à liberação para votação em plenário – ou não – do projeto de lei do Executivo que trata do aumento de vagas em alguns cargos concursados da Administração Municipal. O parecer da Comissão de Finanças – com veto parcial – foi protocolado há mais de duas semanas, mas até agora o projeto não chegou para apreciação final. Nos bastidores políticos, afirma-se que a prefeitura ainda avalia a forma que irá dar sequência ao assunto, que já provocou certo desgaste aos envolvidos.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo