FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Números da mortalidade infantil nas mãos do Ministério Público

darlan

Com 10,3 óbitos de mortalidade infantil a cada mil nascidos e um terço das crianças morrendo fora de município por falta de assistência especializada, segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, o Ministério Público deverá passar agora a tomar posição em relação ao problema.

O Promotor Público Federal, Darlan Airton Dias  solicitou todos os relatórios das entidades envolvidas e do Comitê de Mortalidade Infantil após acompanhar  reunião do Conselho Municipal de Saúde nesta semana.“ Eu vim para ouvir mais e falar menos. No entanto,  fiquei perplexo com a prefeitura alardeando que é a segunda melhor cidade em saúde do Brasil enquanto falta resolutividade. O São José não faz atendimento adequado a gestante, a UPA não foi aberta, o Materno Infantil está inacabado, entre tantos descasos”, pontuou o promotor.

Ele ressaltou ainda estar observando de perto os plantões contínuos por apenas um profissional no Materno Infantil focado na preocupação com a segurança das crianças. Na segunda reunião sobre o assunto, o presidente do Comitê de Mortalidade Infantil, Rude Rosenstengel  Júnior  repassou as recomendações para reduzir a taxa de mortalidade, tais como: organização ambulatorial com atenção as mulheres gestantes; adequação dos serviços e a criação de serviço de assistência para a gestante de alto risco e recém-nascido; acesso aos serviço hospitalar obstétrico para situações e alto risco entre outras necessidades.

Contape
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

Durante a exposição o médico desabafou: “Ninguém se interessa por criança que morre precisamos ser ouvidos por alguém”, criticou.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Zavadil, foi importante a disposição do promotor em participar deste encontro porque o Ministério Público tem sido parceiro fiel do Conselho nas denúncias em relação as questões de saúde envolvendo o município”, destacou Júlio.

Francine Ferreira – Maristela Benedet
Foto: Carlos Kilian


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo