FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Justiça

Negada medida liminar que isentaria escolas de atendimento a aluno com deficiência

forquihinha noticias1

Após manifestação da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (AMPID), o Supremo Tribunal Federal (STF) negou liminar requerida pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de ensino (CONFENEN) para isentar as escolas privadas de oferecerem atendimento educacional adequado e inclusivo às pessoas com deficiência.

A medida liminar foi negada pelo Ministro Luiz Edson Fachin logo após reunião com representantes da AMPID, na qual foram apresentados os argumentos do Ministério Público contrários à ADI e à concessão da medida liminar. Apesar de não ser parte no processo, a AMPID habilitou-se como “amicus curiae” – o que juridicamente possibilita a intervenção nos autos por ter interesse na causa.

Do corpo da decisão retira-se o seguinte excerto: “É somente com o convívio com a diferença e com seu necessário acolhimento que pode haver a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, em que o bem de todos seja promovido sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de descriminação (art. 3º, I e IV, CFRB)”.

Credisol
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Para a Promotora de Justiça Ariadne Clarissa Klein Sartori, Coordenadora Adjunta do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que representa a Instituição na AMPID, ¿a decisão vem ao encontro dos princípios da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que assegura a adoção de sistema educacional inclusivo em todos os níveis e foi incorporada ao ordenamento jurídico brasileiro com status de emenda constitucional”.

Assim, as escolas particulares de todo o Brasil continuam obrigadas a cumprir integralmente a Lei n. 13.146/2015, que entrará em vigor em janeiro de 2016. O pedido liminar será, agora, analisado pelo plenário do STF, quando passará pela apreciação dos demais Ministros (ADI n.º 5357)

MPSC


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo