FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Notícias

A música como forte aliada em tratamentos de saúde

IMG 9975

Atualmente, as pessoas buscam cada vez mais ouvir música, independente do ritmo e do estilo, porque ameniza dores, acalma, relaxa e ativa regiões do cérebro para sensações de bem-estar e prazer. Por isso, pode ser utilizada também como terapia.

Em Forquilhinha, a Musicoterapia está sendo implantada com pacientes que frequentam o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O projeto foi idealizado pela equipe do CAPS, sob a coordenação de Celina Honório, que percebeu a necessidade da implantação do projeto no serviço. Trata-se de uma parceria com o Centro Cultural de Forquilhinha, em que um professor de música desenvolve o projeto com a maioria dos pacientes atendidos no serviço.

Marcelo Vignale é formado em licenciatura em música, é professor pelo Centro Cultural e musico terapeuta no CAPS. Para ele, a música pode ser uma grande aliada em diversos tratamentos, além de ser um ótimo recurso para entretenimento. “A música é importante no tratamento terapêutico, pois ameniza o stress, expõe os sentimentos e ajuda no tratamento de problemas psicológicos, já que é também uma forma de relaxar”, completa.

Contape
Maderonchi
Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

De acordo com a coordenadora, o projeto foi iniciado neste ano e é realizado em grupos de 10 a 15 pessoas, sempre de segunda a quinta- feira, na sede do CAPS. As músicas trabalhadas são populares e que tenham um bom conteúdo em suas letras.

Atualmente, o CAPS atende em torno de 110 pacientes mensais.

IMG 9964

Resultados positivos

Apesar de ter começado a ser implantada há pouco tempo, a musicoterapia tem apresentado bons resultados. Segundo uma das pacientes, Lurdeci Correa Marques, a música auxilia muito seu tratamento, porque levanta o astral. “Alegra mais o nosso dia e abre a nossa mente para coisas positivas. Por isso, gosto bastante de participar”, opina.

Para o enfermeiro do CAPS, Bruno Ronchi de Souza, é perceptível a mudança nos pacientes que participam do grupo. “A música estimula a autoestima, motiva os pacientes a participar e os que apresentam dificuldade de se expressar em grupo conseguem manter esse contato”, completa.

Doação de instrumentos

Para poder trabalhar com os pacientes, o CAPS está precisando de doação de instrumentos, principalmente de violões. Quem tiver interesse em contribuir, pode entrar em contato com o número (48) 3463-1015 .

Francine Ferreira – Mariane Rodrigues


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo