FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Mural “Filhos Ilustres de Forquilhinha” é inaugurado na Câmara de Vereadores

Mural

Quatro personalidades que marcaram o município foram homenageadas.

Personalidades que marcaram o município foram lembradas com a inauguração do mural “Filhos Ilustres de Forquilhinha”, realizada nesta segunda-feira, dia 14, na Câmara de Vereadores. Os primeiros quatro homenageados com destaque no mural foram: Dra. Zilda Arns Neumann, Irmã Norberta Ogniewski, Dom Paulo Evaristo Arns e Zé Queijeiro (José Luciano da Silva).

“Aqui estão quatro pessoas que nasceram ou adotaram Forquilhinha para viver, a qual temos muito orgulho pelo legado que deixaram. A escolha foi realizada com a participação de muitas pessoas, formando o início de um mural que pode ser preenchido com tantas figuras ilustres que fazem parte do município”, destaca o presidente do Legislativo, Célio Elias.

Credisol
Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

Uma das filhas de José Luciano da Silva, o popular Zé Queijeiro, agradeceu pela homenagem. “O meu pai não nasceu aqui, mas se considerava o alemão mais velho do município. Ele tinha muito orgulho de morar nessa cidade, local onde construiu sua família e viveu até os seus últimos dias”, disse Vanda da Silva Trombim.

A emoção foi compartilhada pelos demais familiares dos homenageados. “São pessoas exemplares que sempre falavam bem de Forquilhinha e deixaram sua contribuição. Que possamos hoje, por meio dessa homenagem, nos espelhar nessas figuras ilustres para alcançar o ideal de solidariedade e de amor ao próximo, buscando sempre fazer algo de melhor para o mundo. Obrigada a todos, e que eles lá do céu nos abençoe”, declara Lilian Arns, sobrinha da Dra. Zilda Arns Neumann e de Dom Paulo Evaristo Arns.

Os homenageados no mural

Dom Paulo Evaristo Arns

Dom Frei Paulo Evaristo Arns foi frade franciscano, Cardeal e escritor brasileiro. Foi o 5º arcebispo de São Paulo, tendo sido o 3º prelado desta Arquidiocese a receber o título de Cardeal. Era arcebispo-emérito de São Paulo e protopresbítero do Colégio Cardinalício. Nascido em Forquilhinha em 14 de setembro de 1921, foi um filho ilustre desta terra. Falecido em 14 de dezembro de 2016.

Dra. Zilda Arns Neumann

Nascida em Forquilhinha no dia 25 de agosto de 1934, filha de Gabriel Arns e Helena Steiner Arns. Médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa.

A Dra. Zilda Arns Neumann viveu para defender e promover as crianças, gestantes e idosos, construir uma sociedade mais justa, fraterna, com mais atenção às famílias, menos doenças, mais atenção na promoção da paz, buscando em tudo o lado mais positivo da vida. Considerada pela imprensa internacional “A madre Tereza brasileira”, faleceu no terremoto que devastou o Haiti em 2010.

“As crianças, quando estão bem cuidadas, são sementes de paz e esperança. Não existe ser humano mais perfeito, mais justo, mais solidário e sem preconceitos que as crianças”. (Zilda Arns)

Irmã Norberta Ogniewski

As Irmãs Escolares chegaram em Forquilhinha no dia 21 de outubro de 1935, quando a comunidade era constituída por um núcleo de colonos alemães. As irmãs vieram para a região com o intuito de proporcionar o acesso à educação escolar dos filhos e filhas dos colonos que ali viviam.

Em 1937, chegou mais um grupo de religiosas e entre elas a Irmã Norberta, nascida na Polônia. Ela foi a primeira diretora do Colégio e juntamente realizava trabalhos assistenciais comunitários e religiosos em Forquilhinha e região. Destacou-se por sua personalidade forte e coração bondoso. Faleceu no município em 1999.

Zé Queijeiro (José Luciano da Silva)

José Luciano da Silva nascido em 1919 e falecido em 18 de agosto de 2018, aos 99 anos. Na localidade ficou conhecido como Zé Queijeiro. O apelido recebeu aos 18 anos, quando deixou Araranguá para viver em Forquilhinha, e acabou se tornando o responsável pela primeira queijaria do município. Foi uma personalidade icônica no município sendo considerado hoje um filho de Forquilhinha.

Redação – Filipe Casagrande


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo