FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

O Mundo Pós-Aniversário: qual é a vida real?

fabricia de pelegrini 2017

Antes de escrever sobre o livro O Mundo Pós-Aniversário, tenho que deixar o registro de minhas experiências com três livros lidos da escritora Lionel Shriver. Todos eles me deixaram em dúvida, durante a leitura, se eu estava gostando ou não da obra, mas concluí todos os três e quando terminei fiquei satisfeita por ter lido até o final. Esta resenha é sobre O Mundo Pós-Aniversário, que começa contando sobre o relacionamento sólido de Irina McGovern com Lawrence Trainer e a amizade do casal com Ramsey Acton. E quando ela sente vontade de beijar o amigo, o livro segue em duas direções.

O personagem Lawrence Trainer é o companheiro de Irina, enquanto que Ramsey Acton é um famoso jogador de sinuca profissional e jantava com eles em todo aniversário. Com isso, a autora mostra duas vidas da personagem totalmente distintas em alguns aspectos, mas idênticas em questões mais subjetivas. Verdades cruéis e sentimentos que a própria protagonista quer esconder de si mesmo também são destacados.

A narrativa segue em duas realidades paralelas a partir desta vontade de beijar Ramsey e somente no final do livro o leitor vai descobrir se Irina deu o beijo ou não no amigo. De capítulo em capítulo a autora vai descrevendo como é a vida de Irina com Lawrence Trainer e como é a vida de Irina com Ramsey Acton e nenhuma delas é fácil para ela, porque nas duas relações a autora descreve alegrias e tristezas, dificuldades encontradas, sentimentos aflorados, as decisões que precisam ser tomadas e muito mais. O livro tem muitos detalhes e em alguns momentos dá vontade de pular algumas páginas só para saber mais rápido como tudo vai seguir, já que a angústia da personagem é um pouco sufocante. Só que não é possível pular partes, ou a leitura segue normalmente ou desiste, só assim é possível entender todo o contexto mostrado.

Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Contape
Credisol

O relacionamento de Irina com Lawrence e com Ramsey é descrito em paralelo, sendo um capítulo como se tivesse escolhido continuar com Lawrence e na sequência como se tivesse em um relacionamento com Ramsey e assim segue até o final, assim a autora vai mostrando as diferenças e semelhanças de um e de outro e os pontos negativos e os positivos de cada um. Como a personalidade de seus companheiros a levam a tomar certas atitudes e a influência de cada um em suas decisões.

Para ler este livro é preciso ter alguma experiência com leitura, tem que ser um leitor ou uma leitora acostumada com livros mais complexos, com obras mais detalhistas. Meu conselho é que quem quer começar a ler não se aventure com Lionel Shriver porque é preciso ter determinação para seguir em frente. Já quem gosta de ler e tem este hábito, vai descobrir um conteúdo diferente. E quem conseguir chegar até o fim desta obra, verá que vale a leitura pelo rico conteúdo, são duas histórias em uma. E que cada escolha pode levar a um caminho diferente e não adianta lamentar ou pensar como poderia ter sido, porque nunca teremos esta resposta.

omundoposaniversario

O Mundo Pós-Aniversário, de Lionel Shriver – 544 páginas

Livraria Fátima

Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo