Vitae
Sulcatel
Colunistas

O Mundo Pós-Aniversário: qual é a vida real?

Antes de escrever sobre o livro O Mundo Pós-Aniversário, tenho que deixar o registro de minhas experiências com três livros lidos da escritora Lionel Shriver. Todos eles me deixaram em dúvida, durante a leitura, se eu estava gostando ou não da obra, mas concluí todos os três e quando terminei fiquei satisfeita por ter lido até o final. Esta resenha é sobre O Mundo Pós-Aniversário, que começa contando sobre o relacionamento sólido de Irina McGovern com Lawrence Trainer e a amizade do casal com Ramsey Acton. E quando ela sente vontade de beijar o amigo, o livro segue em duas direções.

O personagem Lawrence Trainer é o companheiro de Irina, enquanto que Ramsey Acton é um famoso jogador de sinuca profissional e jantava com eles em todo aniversário. Com isso, a autora mostra duas vidas da personagem totalmente distintas em alguns aspectos, mas idênticas em questões mais subjetivas. Verdades cruéis e sentimentos que a própria protagonista quer esconder de si mesmo também são destacados.

A narrativa segue em duas realidades paralelas a partir desta vontade de beijar Ramsey e somente no final do livro o leitor vai descobrir se Irina deu o beijo ou não no amigo. De capítulo em capítulo a autora vai descrevendo como é a vida de Irina com Lawrence Trainer e como é a vida de Irina com Ramsey Acton e nenhuma delas é fácil para ela, porque nas duas relações a autora descreve alegrias e tristezas, dificuldades encontradas, sentimentos aflorados, as decisões que precisam ser tomadas e muito mais. O livro tem muitos detalhes e em alguns momentos dá vontade de pular algumas páginas só para saber mais rápido como tudo vai seguir, já que a angústia da personagem é um pouco sufocante. Só que não é possível pular partes, ou a leitura segue normalmente ou desiste, só assim é possível entender todo o contexto mostrado.

Da Soler Selo
Car Vision
Spilere Serralheria
Anunciar 2017 – 200px
Up Treinamento
Coopera

O relacionamento de Irina com Lawrence e com Ramsey é descrito em paralelo, sendo um capítulo como se tivesse escolhido continuar com Lawrence e na sequência como se tivesse em um relacionamento com Ramsey e assim segue até o final, assim a autora vai mostrando as diferenças e semelhanças de um e de outro e os pontos negativos e os positivos de cada um. Como a personalidade de seus companheiros a levam a tomar certas atitudes e a influência de cada um em suas decisões.

Para ler este livro é preciso ter alguma experiência com leitura, tem que ser um leitor ou uma leitora acostumada com livros mais complexos, com obras mais detalhistas. Meu conselho é que quem quer começar a ler não se aventure com Lionel Shriver porque é preciso ter determinação para seguir em frente. Já quem gosta de ler e tem este hábito, vai descobrir um conteúdo diferente. E quem conseguir chegar até o fim desta obra, verá que vale a leitura pelo rico conteúdo, são duas histórias em uma. E que cada escolha pode levar a um caminho diferente e não adianta lamentar ou pensar como poderia ter sido, porque nunca teremos esta resposta.

O Mundo Pós-Aniversário, de Lionel Shriver – 544 páginas

Livraria Fátima
Brasil Tropical

Marka final pauta
Anuncie FN 2017
Spilere Serralheria G
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé
Topo