Raríssima Cabeçalho
Colunistas

Mudança na titularidade da Promotoria de Justiça de Forquilhinha

DA COMUNIDADE

Nova promotoria

Com a transferência da promotora Juliana Ramthun Frasson, que atuava em Forquilhinha, para a 1ª Procuradoria de Justiça da Comarca de Sombrio, novos nomes devem representar o Ministério Público na cidade. Inicialmente, de acordo com o Diário Oficial do MP/SC, foram designados para Forquilhinha no mês de novembro, em caráter de substituição, os promotores Cleber Lodetti de Oliveira (até o dia 15 e dos dias 18 à 30), e Guilherme Back Locks (nos dias 16 e 17 de novembro). Um nome efetivamente titular deve ser nomeado apenas no próximo mês.

Coopera
Maze Bag
Raríssima lateral
Dengo Produtos de Limpeza

E a pavimentação?

Aguardada há meses, ainda não saiu a tão prometida pavimentação no trecho mais problemático da Rodovia Vante Rovaris, que liga a Rodovia Gabriel Arns ao Bairro Santa Líbera, em Forquilhinha. A empresa responsável por colocar o asfalto na via ainda não apareceu no local e, por enquanto, motoristas e pedestres tem precisado lidar com a poeira – que não é pouca.

Seguem no sindicato

Com 247 votos a favor, 30 brancos/nulos e sete anulados, foi aprovada com 88% dos votos válidos a única chapa que concorria à eleição do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Forquilhinha. Com isso, a diretoria liderada pela atual presidente, Morgana Borges Hoepers, permanecerá na função por mais quatro anos. A posse acontecerá no fim deste mês.

Sem expediente

Por conta do Feriado de Finados, lembrado ontem, a Administração Municipal de Forquilhinha, assim como a Câmara de Vereadores, decretou ponto facultativo hoje e, por isso, não haverá expediente nessas repartições públicas. Todas as unidades de saúde e escolas municipais estarão fechadas durante o dia. Só funcionarão normalmente o Pronto Atendimento e os serviços da coleta de lixo.

Análise do campo I

Quem passa por Forquilhinha já vê inúmeras áreas de plantações, com evidência para os cultivo do arroz e milho. As chuvas das últimas semanas amenizou a situação da seca, mas ainda assim, segundo a Epagri, já começa a novamente faltar água, principalmente nas regiões que estão situadas no final dos canais de irrigação das associações. Além disso, tem se tornado outro problema, também, a reposição de água nos arrozais, uma vez que inúmeros produtores fizeram o manejo inadequado da água de irrigação.

Análise do campo II

No caso do milho, que está em fase de florescimento, a falta de chuvas é preocupante, uma vez que pode provocar perdas de produtividade. Conforme estimativas da Epagri, pelo menos 20% do milho cultivado em Forquilhinha já está nessa fase de desenvolvimento.

Nova oportunidade

Quem quer castrar seu animal de estimação com preço social – sejam cães e gatos, fêmeas e machos, a partir de dois meses – tem nova oportunidade proporcionada pela Fundação Ambiental de Forquilhinha (Fundaf). No dia 25 de novembro será realizado o 7º Mutirão de Castração, e os cadastros já podem ser realizados na sede da Fundaf, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, até o próximo dia 17. Para a inscrição são necessários os dados do animal, CPF e RG do proprietário e comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas pelo contato 3463-3039 ou no site da Prefeitura de Forquilhinha.

Para quem já se foi

A semana do feriado de Finados foi, também, de reestruturação do Cemitério Municipal de Forquilhinha, localizado no Bairro Saturno. A Administração Municipal realizou serviços de drenagem, pavimentação das passagens entre as capelas, confecção de calçadas e meios-fios no local, tudo com investimentos próprios.

Mulheres cooperativistas

Em sua quinta edição, tendo como principal atração a palestra motivacional de Eliseu Hoffmann com tema: “Mulher: Sem Limites para Crescer”, acontece amanhã em Forquilhinha mais um Encontro de Mulheres Cooperativistas. A ação é promovida pela Coopera e acontecerá a partir das 14h no Centro de Multiuso do Bairro Santa Isabel. Além disso, o evento também contará com a participação especial da comediante “Dona Maricotinha”, que promete animar e divertir o público com suas piadas

Com o Saer

O Serviço Aeropolicial (Saer) da Polícia Civil de Criciúma foi tema de uma aula prática dos pequenos das turmas de Maternal I e II da Escola de Educação Básica Gabriel Serafim, do Bairro Santa Líbera nesta semana. Muita atenção e encanto no aprendizado sobre os meios de transporte existentes na sociedade.

DA POLÍTICA

Tem serventia sim!

Depois do evento de paraquedismo realizado no último fim de semana, no Aeroporto Diomício Freitas, ficou mais que evidente a necessidade de se encontrar uma funcionalidade para o local – maior do que apenas abrigar aeronaves pequenas e servir para voos particulares. Lideranças políticas precisam se organizar, enquanto ainda há tempo, para conseguir obter melhores e novas propostas para o local – talvez em áreas mais abrangentes do que o imaginado até aqui.

Não gostaram

Vereadores de oposição ficaram indignados com a rejeição, por cinco votos a quatro, do requerimento protocolado na última sessão solicitando ao Poder Executivo informações a respeito das receitas e despesas originadas com a realização da VIII Heimatfest, no último mês. No entanto, a rejeição foi dada sob justificativa de que tais informações já estão no Portal da Transparência, podendo ser consultadas a qualquer momento, já que a maioria dos contratos foi feita através de licitações publicadas no Diário Oficial dos Municípios.

Para a escola

Vereador Leandro Loch (PSDB) evidenciou nesta semana uma conquista obtida após viagem à Brasília, dias atrás. De acordo com o tucano, após solicitação sua, a deputada federal Geovânia de Sá conseguiu, junto ao Ministério da Educação, a liberação de quase R$ 30 mil para a continuidade da construção de uma escola no Loteamento Jardim Eldorado, Bairro Santa Libera. A obra já começou, mas estava parada por conta dessa quantia, cuja liberação estaria trancada no Governo Federal.

Agora sim!

Após aprovação na Câmara de Vereadores, o prefeito Dimas Kammer sancionou no último dia 30 de novembro a lei que transforma a Linha São José em uma comunidade oficial de Forquilhinha. A oficialização foi publicada no Diário Oficial do município na quarta-feira, 1º de novembro.


Topo