FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Movimentação intensa em Forquilhinha na próxima semana

Francine Ferreira 2017

DA COMUNIDADE

Instrução e Julgamento

A ação penal que tramita na Vara Única da Comarca de Forquilhinha, a respeito do assassinato de Valcionir da Rosa, terá um de seus principais desdobramentos na próxima semana. Está agendada para acontecer a partir das 14h da terça-feira, dia 17 de abril, a audiência de instrução e julgamento do caso, que julga a dentista e ré confessa Jaqueline Duarte Amboni pelo homicídio e ocultação do cadáver, e seu pai por tê-la auxiliado a esconder o corpo.

O homicídio ocorreu em dezembro de 2015, mas os restos mortais da vítima foram descobertos apenas em abril do ano passado, depois que a dentista confessou o crime e levou a Polícia Civil ao local onde o corpo havia sido enterrado, em uma jazida de areia entre os municípios de Balneário Arroio do Silva e Araranguá.

A dentista foi denunciada pelo Ministério Público por homicídio qualificado por motivo fútil e ocultação de cadáver. Já o pai dela, que ajudou a esconder o corpo, somente por ocultação de cadáver. A defesa sustenta a tese de legítima defesa. Os dois seguem respondendo em liberdade, mas por conta do teor das acusações, o julgamento pode ir à júri popular.

Net Lider
Credisol
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

13 04 Valcionir da Rosa

Água para o interior

Devem ser iniciados na próxima segunda-feira os trabalhos para levar água encanada para a comunidade de São Gabriel, no interior de Forquilhinha. A obra será viabilizada por meio de uma parceria entre a Casan, que cederá o encanamento, e a Administração Municipal, que fornecerá o maquinário. Com isso, a promessa é que o problema de abastecimento na localidade seja resolvido. Até então, as famílias recebem água tratada por meio de um caminhão pipa.

O resultado das lavouras

Praticamente consolidando-se como a maior cidade produtora e com a maior produtividade de Santa Catarina, Forquilhinha está confirmando mais uma boa safra e colheita de arroz. Conforme a Epagri do município, os dados preliminares dão conta de que os 268 rizicultores atuantes conseguiram produzir uma média de 170 a 175 sacas por hectare, mantendo o mesmo resultado de 2017, que foi considerado um recorde.

No município, são cultivados 9,8 mil hectares de arroz e nas comunidades de São Jorge e São Gabriel ainda foram registrados picos de produtividade, com agricultores conseguindo colher até 253 sacas por hectare.

18 08 Agricultura

Debate saudável

Para reforçar o alerta no mês de prevenção e combate à hipertensão arterial, será realizada na quarta-feira da próxima semana uma palestra com o tema “Ser saudável é uma opção de escolha”. A ação está sendo organizada pela Secretaria de Saúde de Forquilhinha e acontecerá a partir das 13h na Casa Mãe Helena. Em um primeiro momento serão dadas orientações nutricionais e, na sequência, o debate será ministrado por um cardiologista. Toda a população é convidada a participar.

Talentos

Hoje é o último dia para que os interessados em participar do “I Show de Talentos” de Forquilhinha façam as devidas inscrições no Centro Cultural. As apresentações podem ser dos mais variados estilos, seja canto, dança, interpretação ou até mesmo contação de piadas. O evento acontecerá no dia 26 de abril e mais informações podem ser obtidas no próprio Centro Cultural, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

A emancipação I

A cidade já começa a se organizar para o clima de festa que está por vir, com a celebração dos 29 anos de emancipação político administrativa de Forquilhinha no próximo dia 26 de abril. A data será comemorada com atrações artísticas, musicais, culturais e esportivas, além de muita gastronomia, passeio ciclístico, corte do bolo, entre outras atividades.

IMG 20180412 121633063 BURST000 COVER TOP

A emancipação II

Além disso, acontecerá nesse período também, mas nos dias 24 e 25 de abril, a 5ª edição do “Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância – Um Tributo a Zilda Arns”, considerado um dos mais importantes eventos de debate sobre o tema na atualidade. Para os interessados em comparecer, as inscrições já estão abertas, são gratuitas e limitadas. A participação ainda dá direito a um certificado com registro na Secretaria de Estado de Educação e mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura.

Vistoria

As principais obras em andamento em Forquilhinha foram vistoriadas nessa semana pelo prefeito Dimas Kammer, vice Félix Hobold e secretário de Infraestrutura, Jucemar Borges. Na oportunidade, o trio esteve nos trabalhos que estão sendo realizados do Centro de Educação Infantil Tia Octávia, na construção da creche e ginásio do Sesc no Bairro Santa Cruz, bem como na colocação das galerias pluviais e a pavimentação de cinco ruas, além da finalização da escola no Loteamento Jardim Eldorado, no Bairro Santa Líbera.

13 04 Vistoria em obras

DA POLÍTICA

Promete debate

Está se aproximando o dia em que será realizada a audiência pública para debater o futuro aumento da taxa da Casan, por conta da implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário em Forquilhinha. Por solicitação do vereador Célio Elias, o debate acontecerá na próxima quinta-feira, dia 19 de abril, a partir das 19h na sede do Legislativo. Serão afetados por este acréscimo os moradores dos bairros Centro, Vila Lourdes, Santa Clara, Santa Isabel, Santa Ana e Clarissas.

Registro

Buscando a conquista do registro de imóveis, a Associação dos Proeminentes Compradores de Unidades Autônomas do Loteamento Paque Luiz Tiscoski, do Bairro Santa Cruz, se reunirá na próxima segunda-feira com o Legislativo de Forquilhinha e representantes do Poder Executivo. Uma primeira reunião com a Administração Municipal já foi realizada nessa semana e a intenção, na próxima semana,  é conseguir o apoio dos vereadores para viabilizar a legislação que permitirá a transferência desses registros dos terrenos. Com isso, e a partir do momento em que for finaliza a construção do loteamento, os compradores finalmente poderão construir em seus respectivos espaços.

Dança das cadeiras

Com a licença por motivos médicos do vereador Arlei Dondossola, do Legislativo de Forquilhinha, um novo suplente deve assumir a cadeira na próxima segunda-feira. O debate gira em torno de Vanderlei de Jesus e Clênio Ricken, mas a probabilidade maior é que o segundo assuma. Estima-se que Dondossola deverá ficar afastado por pelo menos 30 dias.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo