FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Os méritos são dos jogadores

eduardo madeira

Até pouco tempo atrás, eram sete pontos de distância para o G4. Agora são dois. O Criciúma nunca viu a zona de classificação para a Série A tão perto quanto neste momento, faltando 11 rodadas para o término da Série B do Campeonato Brasileiro. Há duas semanas, o cenário era de terra arrasada e com muitos projetando a pontuação necessária para evitar o rebaixamento. Desde então, foram três vitórias consecutivas – o que não acontecia há quase três anos – e uma aproximação frontal do G4.

Muito se questiona sobre os fatores que propiciaram esta mudança radical. Para mim, não restam dúvidas: méritos totais dos jogadores, excluindo qualquer trabalho tático diferenciado do técnico Roberto Cavalo. Dois fatores me fazem pensar assim. O primeiro deles é o desempenho do time dentro de campo. O que Cavalo fez de diferente das rodadas anteriores? Nada. Mesmo sistema tático, mesma postura e mesmas opções de jogo.

Fernando Remor Mafalda Press Gazeta Press

Foto: Fernando Remor – Mafalda Press – Gazeta Press

O Criciúma segue sendo o time das bolas cruzadas e dos contra-ataques em velocidade. Isso ficou explícito, especialmente, nas vitórias sobre Oeste e Brasil de Pelotas, onde se aproveitou bastante destes dois fatores para construir seus triunfos.

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Net Lider
Credisol
Contape

Persiste, entretanto, a preocupação para quando o Tigre encontra adversários bem postados na defesa, caso do Sampaio Corrêa na sexta-feira da última semana. O time de Cavalo procura constantemente a lateral do gramado e isso resulta em cruzamentos recorrentes. Foram 31 contra a equipe maranhense e apenas dois certos. Isso explica um pouco a dificuldade em construir a magra vitória por 1×0 sobre o lanterna da competição.

Agora, com dois jogos consecutivamente fora de casa – contra Bahia e Tupi – a tática será a mesma. O time ficará atrás, tentará arrancar contra-ataques, especialmente com Roberto pelo flanco direito, e insistirá em jogadas de bola parada. É previsível, mas vem dando certo.

Se a tática vem sendo a mesma, o que mudou, então? Uma sorte há mais – o gol de Niltinho contra o Sampaio exemplifica bem – e um aproveitamento maior nas chances criadas, especialmente nas jogadas de contra-ataque, explorando os erros adversários.

O segundo fator que me faz entender que a mudança de fase do Criciúma é mérito, único e exclusivo dos jogadores, é o discurso dos próprios. Os atletas foram muito questionados nos últimos dias sobre o que realmente aconteceu para esta mudança e o discurso é de união, de conversas internas e entendimentos entre os próprios jogadores. Este fator reforça o primeiro, de que o papel de Cavalo é mínimo, talvez apenas com um grito de motivação a mais ou algo assim. No plano tático, tem contribuído muito pouco.

Pro torcedor, o que mudou e como o time vem jogando pouco importa. O que realmente é relevante para o frequentador da arquibancada é a bola na rede e os três pontos na tabela. E, de fato, em uma Série B de nível técnico baixo e marcada pelas constantes perdas de pontos dos times da parte de cima da classificação, isso pode ser suficiente para que o Tigre consiga a promoção à elite do futebol nacional.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo