FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Menos desarmes explicam a queda de produção do Criciúma

eduardo madeira

Nos tropeços recentes do Criciúma – que ainda não venceu no returno da Série B – uma frase em especial do técnico Mazola Júnior me deixou com uma pulga atrás da orelha: “não estamos competindo”. Invariavelmente, essa frase foi dita nas últimas partidas.

Mas o que estaria propiciando isso na visão do treinador? Ele não respondeu – ao menos não abertamente. Entretanto, há dados que talvez expliquem porque o Criciúma não está competindo.

O mais gritante deles é o número de desarmes. Segundo o Foot Stats, do empate contra o Boa Esporte, na 10ª rodada, até a última vitória na competição, o 1 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, no jogo que fechou o primeiro turno, o Tigre concluiu pelo menos dez desarmes. Contra o São Bento, na 13ª rodada, quando venceu pelo marcador mínimo, chegou a efetuar impressionantes 29 desarmes.

Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol
Net Lider

Na virada de turno, porém, o cenário é outro. Contra Atlético Goianiense, Ponte Preta e CSA, o Criciúma sequer efetuou dez desarmes. Apenas contra o Coritiba ultrapassou essa marca, chegando a 16. Aliás, bom frisar, os baixos números de desarmes certos nas últimas rodadas são os menores do time na Série B.

Destaca-se que o time de Mazola Júnior é o segundo que mais desarma na segunda divisão. Porém, a média de 15.70 por partida mostra bem que o rendimento das últimas rodadas tem sido abaixo do que os atletas realmente podem desempenhar.

Por que isso acontece? Difícil saber. A formatação tática – o 4-3-1-2 variando para o 4-4-2 sem a bola – é o mesmo. Os jogadores em si são quase os mesmos também. Seria, então, questão física? Sistema manjado? Tem quem apele para o velho clichê passional da “falta de vontade”. É extremamente subjetivo e de julgamento até injusto.

Em suma, sendo qualquer um desses motivos ou outra coisa, é fato que o time não está competindo, como diagnosticou Mazola. Os desarmes abaixo da média explicam isso e dão argumentos para o treinador repensar algumas convicções, desde o plano de jogo até as escolhas de jogadores. A Série B é fatal e a demora para resolver esse tipo de situação pode decretar um desastroso rebaixamento.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo