Colunistas

“O Menino de Pijama Listrado”: uma visão inocente sobre o holocausto

O livro O Menino de Pijama Listrado não é novo, tanto que já virou filme, mas essa é uma história envolvente que vale ser lida pela forma que o Holocausto é abordado pelo autor John Boyne. O protagonista é o garoto Bruno, de apenas nove anos, que não sabe nada sobre o que está acontecendo ao seu redor, não conhece o fato que seu país está em guerra e desconhece o envolvimento de sua família nessa história.

O maior problema de Bruno foi ter que abandonar sua enorme casa e viver longe de seus amigos, sua escola e seus avós. Por muito tempo ficou se lamentando que não gostava da nova casa e não tinha amigos, tentava conquistar aliados para descobrir uma forma de retornar à sua antiga residência. Então resolveu mudar a estratégia e saiu para explorar. Durante muito tempo observava pela janela de seu quarto uma cerca e, além dela, muitas pessoas de pijama listrado. Ele não gostava da forma como os via, mas a curiosidade era maior do que o medo.

E nessas andanças, Bruno conhece Shmuel, um garoto de sua idade que está do lado de dentro da cerca, e se tornam amigos. Amizade de muita conversa e nada de brincadeiras, mas o elo entre os dois se fortalece.

Spilere Serralheria
Colinas Chocolatteria
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi
Thiago Auto Lavação

No livro, John Boyne consegue mostrar a guerra através da inocência de uma criança. Bruno não fazia ideia do que vivia, de onde vivia, mas estava de frente com a realidade. De uma forma simples, o autor mostra nas entrelinhas um pouco da realidade do Holocausto. A linguagem dá a impressão de ser um pouco infantil, mas é proposital, proporcionando reflexões durante a leitura.

O Menino de Pijama Listrado, de John Boyne – 186 páginas.

Livraria Fátima

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Spilere Serralheria G
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo