FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

“O Menino no Alto da Montanha”: até onde vai a inocência de uma criança

Fabrícia de Pelegrini b

O escritor John Boyne mais uma vez explora a inocência de uma criança para retratar as crueldades da guerra. Em seu mais recente livro, O Menino no Alto da Montanha, o personagem Pierrot mora em Paris e fica órfão ainda criança bem na época da Segunda Guerra Mundial. Seu melhor amigo é deficiente e judeu, por isso a mãe dele não pode adotá-lo. Fica uns dias em um orfanato e sua tia – irmão de seu pai e alemã – o adota e ele vai morar com ela, que é governanta, na casa de pessoas poderosas na Alemanha.

O garoto começa a frequentar a escola, mas lá não percebe muito o que está acontecendo em seu país e a sua volta. O dono da casa é o próprio Hitler, que se afeiçoa ao garoto e começa a ensiná-lo sobre suas crenças. Pierrot tem que seguir regras rígidas, se comportar de forma que não imaginava, tem que se distanciar de seu passado, vai se adaptando aos poucos e fica fascinado com o poder e com tudo o que escuta e vê. De criança se transforma em um adolescente cheio de convicções, arrogante, se achando melhor que as outras pessoas. Sua tia já não acredita que fez a escolha certa em adotá-lo e sofre ao ver no tipo de homem que ele poderá se transformar.

A história começa mostrando o coração puro de Pierrot e a forma que ele foi criado. De repente ele se encontra em meio a loucura de ser o melhor, obediente, poderoso, orgulhoso. Nesta parte do livro, o garoto se vê em meio a um dilema de contar ou não a verdade e é muito difícil de se colocar no lugar dele neste momento, pois Pierrot só tem uma versão dos fatos, enquanto que nós leitores sabemos de tudo o que está se passando na história.

Maderonchi
Credisol
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

Então a guerra chega ao fim, Hitler cai, sua casa é tomada e o adolescente Pierrot entende as consequências de tudo o que acreditou e fez, e segue uma vida de culpa, saudade, anonimato. O fim da história é interessante e inesperado, mas o que vale do livro é uma nova forma de contar alguns horrores que Hitler propagou enquanto esteve no poder, uma forma sutil e indireta.

O Menino no Alto da Montanha é uma leitura fácil, rápida, inteligente, mas cheia de significados e de sentimentos contraditórios. Para mim, o personagem foi construído de uma maneira que não é possível sentir raiva dele, o garoto é só mais uma vítima entre tantas que sofreram com o nazismo, só que de uma maneira diferente.

o menino no alto da montanha

O Menino no Alto da Montanha, de John Boyne – 225 páginas.

Livraria Fátima

Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo