FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Mataram o Campeonato Catarinense

eduardo madeira

Pausa nas disputas da Série B do Campeonato Brasileiro. Hora de falar do Campeonato Catarinense. Aliás, posso colocar um “R.I.P.” (sigla em inglês para “descanse em paz”) toda vez que comentar sobre o famigerado estadual de Santa Catarina? A razão é bem simples. A Federação Catarinense de Futebol (FCF) tem feito de tudo para mata-lo por completo, tirando qualquer atrativo comercial, competitivo e, principalmente, de público, que verá em 2019, mais uma vez, um campeonato com fórmula insossa e extremamente arrastado.

Assim como foi nessa temporada, o próximo Campeonato Catarinense – que já começará errado, ainda na primeira quinzena de janeiro, dando um tempo ínfimo de pré-temporada – terá a mesma fórmula de disputa: dez times, pontos corridos, turno e returno e os dois primeiros colocados avançando para a decisão.

Vamos por partes: ok, não dá para mudar a fórmula de um ano para o outro, como determina o Estatuto do Torcedor. É preciso pontuar, entretanto, que o erro vem desde este ano, com um Estadual formulado as pressas, que teve várias formas cogitadas, muitas sugestões e um formato final que não gerou consenso e que não provocou competitividade dentro de campo.

Net Lider
Maderonchi
Credisol
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

Para quem está com a memória fraca e não recorda, o Estadual deste ano foi totalmente previsível, com Chapecoense e Figueirense confirmando vaga para a decisão com bastante tranquilidade. Evidentemente, foram beneficiados por um regulamento que privilegia quem tem dinheiro para gastar e faz suar além da conta quem vive de migalhas. Para os grandes é um alívio poder começar o campeonato mal e se recuperar ao longo dele (oi, Criciúma). Para os pequenos, um tormento ter de se arrastar em um torneio tão longo com tão poucos recursos.

Outro ponto questionável: os jogos únicos. Já vimos neste ano a Chapecoense deitar e rolar em solo local, mas perder o título em uma única partida. A FCF quer repetir isso, e pior: podendo colocar semifinais em jogos únicos. Um crime contra o estadual. Por que fazer tantos jogos em uma fase se são partidas isoladas que vão decidir o campeão?

O último ponto que gostaria de citar é o que mais me preocupa: a FCF pretende consultar o Ministério dos Esportes para mudar a regra de acesso e descenso. Ou seja, cairia apenas uma equipe e subiriam três para 2020. Um verdadeiro atentado contra o estadual.

Santa Catarina não pode abrigar 12 times na primeira divisão. Não tem equipes para isso. Tem times tradicionais, de camisa pesada, é verdade, mas que foram maltratados por gestões amadoras que os jogaram no ostracismo. São essas equipes que a FCF quer na primeira divisão, inchando ainda mais o calendário?

Será que a federação e os clubes não observam o baixíssimo nível técnico que o Campeonato Catarinense vem apresentando? Não percebem a queda na média de público? Na competitividade? É algo que parece ser tão simples, tão visível, mas que passa despercebido pelos cartolas.

Para quê 19 datas de estadual? É muito jogo e é muita viagem para um estadual que é irrelevante em nível nacional e que, desta maneira, vai se tornar irrelevante para os clubes também. Afinal de contas, vai ser interessante para os cinco grandes abrir mão de uma pré-temporada decente para disputar esse torneio? Vai valer a pena acelerar processos na organização física em janeiro para chegar em setembro e outubro, momento decisivo nos torneios nacionais, e ver os principais atletas despencarem com problemas musculares ocasionados de uma pré-temporada malfeita?

O Campeonato Catarinense de 2019 já nasceu morto, e quem paga o pato são os clubes locais, que ficam a mercê de uma federação incapaz de explorar o principal produto que tem em mãos.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo