FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Mais desarmes, mais resultado

eduardo madeira

Em minha coluna mais recente, pontuei que a queda de rendimento do Criciúma na Série B do Campeonato Brasileiro coincidia com a diminuição no número de desarmes do time. O Tigre, que tinha média superior a 15 desarmes por partida, não chegou a atingir dez roubadas de bola nas primeiras três partidas do returno.

Uma solução encontrada pelo técnico Mazola Junior para corrigir esse problema e fazer o Criciúma voltar a ter competitividade foi alterar a estrutura tática. O 4-3-1-2 foi deixado de lado e o Tigre passou a jogar nas últimas três partidas no 4-2-3-1, com um volante fazendo a beirada pela direita – contra o Guarani foi Marlon Freitas, nos últimos dois compromissos foi Eduardo. Com a isso, Ronaldo ganhou espaço na primeira linha de meio-campo.

A alteração encorpou a faixa central, já que desobrigava um dos volantes e o meia – normalmente, Elvis – a preencher a beirada quando o time não tinha a bola. Além disso, deu sustentação defensiva aos laterais, muitas vezes expostos a times que exploravam os dois lados do campo.

Credisol
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Contape

Dentro das quatro linhas, o resultado é nítido e o Criciúma acumula duas vitórias e um empate em três jogos, sem sofrer gols em nenhum deles – algo fundamental em torneios de pontos corridos.

Após essa mudança, o índice de desarmes voltou a subir, segundo dados do Foot Stats: 10, no 0 a 0 contra o Guarani, 14 na vitória por 1 a 0 sobre o Juventude e 13 no novo triunfo sobre o líder Fortaleza, por 2 a 0. A média de desarmes, que era 15,70 na última coluna, caiu levemente para 15,31, suficiente ainda para deixar o Tigre no top-5 da Série B no quesito.

Desses três jogos, destaque para a vitória sobre o Juventude. Só nesse jogo, Liel e Ronaldo, que compõem o “2” do sistema tático, somaram dez desarmes – sete e três, respectivamente.

O desafio de Mazola é manter esse ritmo, que certamente será o diferencial do Criciúma na luta contra o rebaixamento. Por incrível que pareça, o cenário já é favorável. Hoje, com 32 pontos, a distância do Criciúma para a zona de queda é de quatro pontos. Vale lembrar que, em 2017, o Guarani evitou o descenso com 44 pontos. Mantendo essa linha de corte, podemos vislumbrar uma confirmação na elite com quatro vitórias. Até o fim do campeonato, o Tigre ainda recebe Sampaio Corrêa, Brasil de Pelotas e CRB, times que estão abaixo na tabela de classificação, e tem compromissos diretos fora de casa contra Boa e Paysandu.

A sequência invicta pode não servir para empolgar – já há quem olhe “são dez pontos do G4”, CALMA LÁ – mas serve para reafirmar a receita que tem dado certo. Mais desarmes, mais resultado pro modelo proposto por Mazola. É roubando bolas que o Criciúma encaminha a permanência na segunda divisão.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo