FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

O livro “Quarto” e o mundo limitado de Jack

fabricia de pelegrini 2017

A história do livro Quarto, de Emma Donoghue, é marcante. Narrada por Jack, um garoto de cinco anos, tem uma linguagem simples, mas impactante a ponto de não querer parar de ler até o final. Imagine a autora conseguir descrever, de forma envolvente, o que se passa na cabeça de uma criança que nasceu em um quarto e ali cresceu e vive com a mãe, sem contato com mais ninguém no mundo e sem saber que existe algo fora dali. O quarto é o único mundo que Jack conhece e sua mãe é a única pessoa que ele teve contato.

Jack é um garoto feliz, sua mãe conseguiu criar uma rotina para a vida dos dois e ainda deixa-lo em segurança, porque toda noite, quando o velho Nick vai visita-la, ele fica trancado no guarda-roupa onde dorme. Sim, o quarto era o mundo de Jack porque sua mãe brincava com ele, o alfabetizou, praticavam exercícios e para assistir a televisão tinha horário estabelecido e às vezes ainda era aprendizado. A mãe fez o garoto separar em sua mente as coisas da vida que era o que vivia e as coisas da televisão, que era o que assistia.

Só que para a mãe, o quarto era uma prisão e por sete anos ela vivia ali e tentou de tudo para fugir e nada deu certo. Então quando Jack completou 5 anos, cheio de curiosidade e perguntas, a mãe começou a contar algumas coisas para ele que devagar ia assimilando. Também descobriu coisas de seu captor que a deixaram desesperada para colocar em prática um plano de fuga que dependeria muito do garoto.

Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Maderonchi
Contape

E essa é a segunda parte do livro, quando mãe e filho colocam o plano em prática para fugir do cárcere. Jack não estava muito convencido que isso seria bom, mas acreditou na mãe e fez tudo o que ela planejou e orientou. E ao seguir a leitura da história, esta continua sendo contada pelo menino.

O desfecho desse plano de fuga somente lendo o livro para saber e também como a cabecinha de Jack vai se comportar neste novo mundo que ele não estava preparado para enfrentar. E além do garoto, a mãe que tanto sofreu nestes sete anos presa, vivendo uma vida de desespero tendo somente Jack como refúgio, vai encarar o que virá pela frente.

Quarto é um livro bem diferente, com grande carga emocional. É uma indicação de leitura para quem gosta de mudar estilos de narrativas.

quarto

Quarto, de Emma Donoghue – 350 páginas.

Livraria Fátima

Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo