FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Livro “O Arroz de Palma” é um convite à boa leitura

fabricia de pelegrini 2017

Tudo bem que o título do livro O Arroz de Palma é meio estranho, também achei, mas logo nas primeiras páginas já se descobre o que significa e aí faz todo o sentido. Então, começo esta resenha derrubando a esquisitice do título e convidando as leitoras e os leitores que gostam de uma história bem escrita, com uma leitura que tem fluidez, que provoca a todo momento a curiosidade de qual será o fim de todo aquele arroz, a dedicar um tempo a esta obra.

Escrito por Francisco Azevedo e traduzido em diversas línguas, O Arroz de Palma é uma história contada por Antonio, um homem de 88 anos que sempre se dedicou à culinária e neste dia está preparando um almoço para toda a sua família, depois de muito tempo sem encontra-los. É uma data especial, o dia que completa 100 anos de casamento de seus pais. Antes ainda de o dia nascer, ele já se encontra na cozinha e começa a lembrar de sua vida desde menino, das lembranças contatas por sua tia Palma, da história do arroz, de sua infância, adolescência, mudança de vida, casamento, filhos, relacionamento com pais, esposa e irmãos e muitos fatos que marcaram toda essa sua vida. “Família é um prato difícil de preparar”, e com base nesta frase ele teve seus momentos felizes, outros nem tantos, junto com os seus.

O Arroz de Palma era amor, era união, era fertilidade. O Arroz de Palma era a salvação para diversas coisas e não se estragava. Era o arroz jogado no casamento dos pais de Antonio, presente dado por Palma, a irmã do noivo, ao casal. E durante esses 100 anos, algumas decisões em relação ao arroz trouxeram paz e alegrias, mas outras também trouxeram discórdia e rancor. Os pais de Antonio e sua tia Palma vieram de Portugal em busca de uma vida melhor no Brasil, trouxeram o arroz, conseguiram… Uma vida simples, mas feliz, e os quatro filhos seguiram seus caminhos. Antonio teve dois filhos, os gêmeos Nuno e Rosário, que também fizeram escolhas que os pais não imaginavam, mas sempre foram apoiados.

Credisol
Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

Delicie-se com esta história, só que não é só ela que poderá encantar seus leitores. O livro também oferece personagens bens construídos, narrativa com detalhes no ponto certo, frases de impacto que fazem refletir e linguagem que encanta. Claro que tem que gostar desse estilo de romance, que até pode ser que se imagina o que vai acontecer, mas sempre terá surpresas, casos que não deveriam acontecer, relacionamentos que não precisavam ser do jeito que são, mas assim é a vida, assim são as famílias, não há perfeição e o autor consegue mostrar isso nesta história, porque podia ser qualquer um ali, seres comuns, que vivem, lutam, tem que dar conta do existir. Tudo acontece como em qualquer família: casamentos, brigas, nascimentos, separações, intrigas, comemorações, diferentes opções sexuais, escolhas e decisões às vezes acertadas e outras erradas, desentendimentos e mortes. Qualquer família pode se reconhecer em diversas partes da obra. Ficou curiosa? Ficou curioso? Eu recomendo…

arrozdepalma

O Arroz de Palma, de Francisco Azevedo – 370 páginas.

Livraria Fátima

Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo