Economia

Investimento em cooperativas financeiras: existe diferença?

Assessoria de investimentos da Sicredi Sul SC relacionou quatro principais diferenciais observados pelos associados dessas instituições.

Somente em 2020, a Sicredi Sul SC – uma das 108 cooperativas do Sicredi, com atuação nos 45 municípios de Imbituba a Passo de Torres-, registrou um incremento de 61% nos seus depósitos e de 57% nos aportes de poupança. Mas esse avanço também ocorre nacionalmente. De acordo com dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2019, o crescimento dos depósitos nas cooperativas brasileiras foi de 18,6% em 2018 em relação a 2017.

Para Valdiclei Ribeiro Luiz, assessor de investimentos da Sicredi Sul SC, mesmo com o crescimento do número de investidores em cooperativas financeiras, ainda é comum surgirem dúvidas. “A mais frequente que recebemos de associados e potenciais associados, é se há diferença em investir em uma cooperativa financeira, com relação a outras instituições”, conta o profissional.

Banana Motos
Sabor D,Italia
Star Seguros
Net Lider
Colinas Chocolatteria
Dengo Produtos de Limpeza

De acordo com Valdiclei, há quatro principais diferenças:

1 – Relação associado x cliente: se em outras instituições, os usuários dos serviços são clientes, na cooperativa financeira esse cliente é associado. E enquanto sócio, pode usar as soluções financeiras, participar das decisões nas assembleias e da distribuição dos resultados financeiros.

2 – Participação nas decisões e resultados: ao final do exercício, a cooperativa apura os resultados e, havendo, apresenta-os nas assembleias. Quanto mais o associado utiliza as soluções financeiras e serviços da cooperativa, mais tem chances de participar desse retorno financeiro.

3 – Resultados também são sociais: os recursos emprestados e captados pela cooperativa permanecem na sua região de atuação, fortalecendo a economia e gerando oportunidades de emprego e renda. Além disso, a instituição investe em iniciativas de responsabilidade social.

4 – Depósitos garantidos: além de serem supervisionadas pelo Banco Central do Brasil, as cooperativas possuem depósitos garantidos pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito. E no Sicredi, além deste, há outros mecanismos de solidez e um histórico de excelentes avaliações das maiores agências de classificação de risco de crédito do mundo.

Esse e outros conteúdos sobre investimentos estão disponíveis no canal da Sicredi Sul SC no Youtube, na playlist “Gente que pergunta, investe”.

Sobre a Sicredi Sul SC

Com mais de 24 mil associados, a Sicredi Sul SC é uma das cooperativas de crédito que integram o sistema Sicredi. Sua área de atuação compreende 45 municípios de Imbituba a Passo de Torres, contando com uma estrutura de dezesseis agências.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.

*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Redação – Giovana Pedroso

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo