FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

Iniciado cadastro de trabalhadores para atuar em obra de transmissão de energia

Cooperativas

Ação começou pelos municípios de Angelina, Siderópolis e Abdon Batista. Previsão é que sejam criadas 2300 vagas de trabalho no pico das obras.

Enquanto aguardam a análise dos estudos ambientais e a emissão da licença prévia e de instalação, as empresas contratadas da EDP Transmissão Aliança SC iniciaram o cadastro de trabalhadores interessados nas primeiras vagas previstas para quando as obras de implantação forem iniciadas. As cidades de Angelina (região da Grande Florianópolis), Siderópolis (região de Criciúma) e Abdon Batista (região do Planalto Sul) foram escolhidas para sediar este levantamento prévio, por estarem localizadas em pontos estratégicos para o empreendimento.

Orçado em R$ 1,3 bilhão, o empreendimento envolve a construção de cerca de 500 quilômetros de novas linhas de transmissão de energia elétrica, percorrendo o Sul e Meio-Oeste Catarinense, tendo em seus extremos as cidades de Biguaçu e Campos Novos. Além disso, o projeto ainda contempla a construção de nova subestação de energia para Siderópolis.

Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider

O cadastro inicial busca profissionais habilitados nas seguintes áreas: armador, auxiliar de topografia, carpinteiro, encarregado de produção, montador, motorista de caminhão munck, motorista de carreta, operador de escavadeira, operador de guindaste, operador de motoniveladora, operador de motosserra, operador de pá carregadeira, operador de perfuratriz, operador de retroescavadeira, operador de trator agrícola, pedreiro e topógrafo. Haverá ainda previsão de vagas para auxiliar de escritório, auxiliar administrativo, ajudante de serviços gerais e zelador, que não exigem experiência profissional anterior.

De acordo com a complexidade da função exercida, estão previstos treinamentos específicos como, por exemplo, direção defensiva para motoristas, prevenção de acidentes para operadores de motosserra e de máquinas pesadas, entre outros. A previsão é que sejam criadas 2300 vagas de trabalho no pico das obras.

Os interessados em integrar o cadastro reserva podem se dirigir às unidades do SINE em uma das três cidades, ou no órgão municipal parceiro da obra (veja endereços abaixo), munidos de carteira de trabalho, currículo, documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de endereço.

Endereços para cadastramento

  • Cadastro em Abdon Batista: realizado na Secretaria de Assistência Social: Rua Valeriano Demenech, 833, Centro.
  • Cadastro em Angelina: realizado em anexo ao lado do Ginásio Municipal de Esportes.
  • Agência SINE Criciúma: Rodovia SC-443, km 1, 680, bairro Próspera.

Detalhes técnicos

A ampliação do sistema de transmissão energética para o estado de Santa Catarina estava contemplada no terceiro maior lote (número 21) do leilão de transmissão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em abril de 2017.

Em seu escopo encontram-se a construção de cinco novas linhas de transmissão de energia elétrica, totalizando cerca de 500 quilômetros de extensão no Sul e Meio-Oeste catarinenses; uma subestação em Siderópolis (525/230 kV) e melhorias nas demais subestações presentes no traçado, inteiramente localizado no Estado de Santa Catarina. Com investimentos de R$ 1,3 bilhão, o prazo de concessão dos empreendimentos é de 30 anos.

Benefícios regionais

Segundo analisa o presidente da EDP Transmissão Aliança, Luiz Otavio Henriques, o empreendimento vai atenuar a dependência atual da energia proveniente da Usina Termelétrica – UTE Jorge Lacerda, localizada no município de Capivari de Baixo, mais onerosa para o consumidor final, além de possibilitar o reforço estrutural do sistema de transmissão já existente.

“Trata-se de um investimento que vai proporcionar ao estado de Santa Catarina a infraestrutura energética necessária para atingir todo o seu potencial econômico”, afirma Henriques. A nova subestação de Siderópolis, por exemplo, vai permitir desafogar a demanda atual sobre a subestação local e, assim, diminuir a dependência da subestação de Forquilhinha.

Municípios na área de influência direta

Os municípios por onde as obras irão passar são: Biguaçu, Antônio Carlos, São Pedro de Alcântara, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Rio Fortuna, Braço do Norte, Grão Pará, São Ludgero, Orleans, Lauro Muller, Urussanga, Cocal do Sul, Siderópolis, Nova Veneza, Forquilhinha, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urupema, Painel, Lages, Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Anita Garibaldi, Abdon Batista e Campos Novos.

Sobre a EDP Transmissão Aliança SC

A EDP Transmissão Aliança SC é uma concessionária de serviço público de energia elétrica constituída em 2017 por meio de uma sociedade de propósito específico formada por duas empresas já consolidadas no setor elétrico brasileiro, a EDP Brasil e a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina). A companhia arrematou o lote 21 do Leilão de Concessão do Serviço Público de Transmissão de Energia Elétrica nº 05/16, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Francine Ferreira – Maria Antonieta Toledo


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo