Com obras estruturais, fortalecimento da marca e visão de longo prazo, Chromoplast projeta atingir meio bilhão de reais em faturamento nos próximos cinco anos.
O setor de embalagens plásticas enfrenta inúmeros desafios perante a economia, mas nem por isso, as indústrias têm deixado de investir. Pelo contrário: empresas que atuam com olhar à frente seguem expandindo. Como no caso da catarinense Chromoplast Embalagens Plásticas, que vivenciou um ano de fortalecimento organizacional, preparando-se para um novo ciclo de crescimento. A indústria concluiu a ampliação de mais de mil metros quadrados do almoxarifado e deu início à construção de um novo pavilhão de expedição. Obras que integram um plano que visa dobrar a capacidade de produção e faturamento até 2030, com meta de alcançar 2 mil toneladas mensais e mais de R$ 500 milhões em receita anual.
Com uma indústria que conta com parque industrial moderno, processos estruturados e integração entre as áreas, para o fundador da Chromoplast, Edemar de Oliveira, 2025 foi decisivo para tirar os planos do papel e organizar os investimentos de forma estratégica. “Foi um ano de muito trabalho e posicionamento, mas, acima de tudo, foi um ano de preparação para o que vem pela frente. A gente começa a olhar para 2026 com a certeza de que plantamos bem e que a colheita está chegando. Nosso planejamento segue até 2030 e queremos crescer, nos próximos cinco anos, o equivalente aos nossos primeiros 25 anos de história”, destaca.
A expansão se insere em um cenário de crescimento moderado, mas promissor. Projeções internacionais da Grand View Research indicam que o mercado brasileiro de embalagens flexíveis poderá movimentar cerca de US$ 11,66 bilhões até 2030, impulsionado pelos setores de alimentos, higiene, nutrição e agronegócio. A estabilidade econômica e o avanço de práticas sustentáveis são considerados fatores determinantes para a evolução do setor.
Na Chromoplast, o novo pavilhão também vai permitir a instalação de novas máquinas. A partir de 2026, está prevista a construção de outro espaço para abrigar até quatro laminadoras. Além disso, a companhia finaliza os preparativos para operar uma nova unidade em Manaus, voltada à produção de laminados.
De acordo com o CEO da empresa, Cledson Francisconi, os investimentos têm foco na modernização dos processos e na integração das áreas técnicas. O plano contempla ainda novos aportes em tecnologia e infraestrutura até 2027. “A ideia é que, em cinco anos, a gente esteja transformando perto de 2 mil toneladas por mês, somando a produção de Içara com a laminadora de Manaus. Isso vai nos colocar em outro patamar”, afirma Cledson.
Marca forte para clientes qualificados
Mais do que estrutura, 2025 também consolidou um novo patamar de posicionamento para a Chromoplast. A participação nas principais feiras do setor, como a Fispal, a conquista de prêmios nacionais e o destaque em eventos como o “SC que dá certo” elevaram a percepção de valor da Chromoplast junto ao mercado.
“Quando decidimos participar da Fispal pela segunda vez, sabíamos que era um movimento estratégico. Queríamos reposicionar a marca e atingir novos clientes, que valorizassem o que temos de melhor: qualidade, segurança e capacidade técnica. A gente não quer vender preço, quer vender valor. Por isso, quando um cliente só quer preço, a gente sabe que ele não é o perfil da Chromoplast. Hoje, falamos de igual para igual com os grandes players do mercado, porque nos preparamos para isso”, reforça o fundador da empresa.
O trabalho conjunto de setores como P&D, logística e comercial garante não apenas desempenho, mas também previsibilidade e segurança para clientes em todo o país. “Temos obsessão por qualidade e queremos ser lembrados por isso. Estamos prontos para alcançar nossas metas nos próximos cinco anos e continuar crescendo, no mínimo, por mais 25. Esse é o nosso compromisso com o futuro”, finaliza o CEO da Chromoplast.
Sobre a Chromoplast
Desde 2001, a Chromoplast tem se consolidado como a indústria de embalagens flexíveis que entrega cuidado e confiabilidade em todos os seus produtos, por meio de processos estruturados para marcas exigentes, que priorizam qualidade e segurança, em um mercado cada vez mais competitivo.
Presente em diversos estados do Brasil, bem como em outros países da América do Sul, a Chromoplast atua para os segmentos de higiene e limpeza, pet care, suplementos alimentares, café, pastifícios, cereais, entre outros, desenvolvendo estruturas laminadas e bilaminadas por meio dos mais modernos métodos e maquinários de flexografia.
Redação – Francine Ferreira












