FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Hemosc: doe vidas antes das festas de fim de ano

Hemosc

Hemocentro estará aberto neste sábado, das 8 horas às 16 horas, sem fechar ao meio-dia.

Se você vai viajar neste fim de ano ou já está de férias não deixe de comparecer ao hemocentro. Em dezembro, as doações caem consideravelmente por causa das festas de fim de ano e, consequentemente, é um dos períodos que ocorrem mais acidentes e a procura pelas bolsas de sangue aumenta. Para que o estoque do Hemosc de Criciúma não fique comprometido, a instituição estará aberta mais uma vez neste sábado, dia 19, das 8 horas às 16 horas, sem fechar ao meio-dia.

No último sábado, dia 12, o hemocentro esteve aberto e registrou 38 doações, número considerado baixo tendo em vista que são necessários uma média de 70 doadores por dia. Conforme a responsável pelo setor de captação do hemocentro, Maria Regina Boteon Buttner, todos os tipos sanguíneos são importantes para manter o estoque abastecido.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi
Net Lider
Contape

“Estamos mandando e-mails, ligando para os doadores e contamos muito com a presença da população neste fim de ano para que o nosso estoque não fique limitado”, comenta. Maria Regina lembra que o Hemosc estará fechado nos dias 24 e 25, bem como nos dias 31 e 1º de janeiro. O hemocentro de Criciúma atende 41 municípios do Sul do Estado, entre Laguna e Passo de Torres. São 28 hospitais e clínicas atendidas na região. Doar sangue é simples, seguro e não expõe o doador a qualquer risco de contaminação. Todo material utilizado é descartável e o volume de sangue coletado é reposto rapidamente pelo organismo do voluntário.

Homens podem doar em um intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro doações por ano. Já as mulheres podem doar em um intervalo mínimo de três meses, não ultrapassando três doações por ano. O processo de doação leva aproximadamente 50 minutos, são coletados 450 ml de sangue, que podem salvar até três vidas. Para realizar a doação basta o doador ir ao hemocentro com um documento oficial com foto, estar bem alimentado e possuir uma boa saúde, além de pesar mais de 50 quilos e ter entre 18 e 60 anos.

Dos 60 aos 69 anos o doador deve ter feito pelo menos uma doação. Já os doadores entre 16 e 17 anos devem ir acompanhado de um responsável. O hemocentro de Criciúma é aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. O Hemosc fica localizado na avenida Centenário, no bairro Santa Bárbara.

Francine Ferreira – Douglas Saviato


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo