FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Governo do Estado lança Plano de Bacia do Rio Araranguá

Rio Mãe Luzia

A cerimônia está marcada para 14h, na Câmara de Vereadores de Araranguá.

Será entregue nesta terça-feira, 8, o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá. “O plano vai contribuir para que todas as demandas de uso de água sejam atendidas nos municípios da Bacia. Durante sua elaboração, os problemas foram apresentados e o estudo dará as diretrizes, sinalizando o caminho de sustentabilidade hídrica para a próxima geração, além de começar a trabalhar nas ações de curto e médio prazo”, explica o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini.

Com o plano, os 16 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá passam a contar com um instrumento de gestão dos recursos hídricos. Durante o evento será lançado o relatório síntese, já que o documento original, conta com quase duas mil páginas. O trabalho foi construído durante os últimos dois anos e recebeu investimentos do Governo do Estado, por meio da Diretoria de Recursos Hídricos da SDS. A execução será trabalhada pelo Comitê de Bacia do Rio Araranguá, junto aos municípios e grupos envolvidos.

Net Lider
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

“Temos muita tarefa pela frente e um plano inteiro para executar. Agora vamos juntar forças com as entidades envolvidas para realizar aquilo que já está encaminhado e agilizar as questões preocupantes que apareceram nos estudos”, explicou o presidente do Comitê Araranguá, Davide Tomazi Tomaz.

O plano foi dividido em três etapas e concluído com seis metas e 33 ações estratégicas, sendo 12 prioritárias. A expectativa é que as principais sejam executadas em até cinco anos. As situações mais preocupantes abordados no documento, conforme a consultora da bacia de Araranguá Michele Pereira, foram os impactos decorrentes da mineração, especialmente de carvão, o uso de agrotóxicos na agricultura, os efluentes industriais e a ausência de esgotamento sanitário. A expectativa é que esses problemas sejam minimizados nos próximos 15 anos, período das ações preconizadas pelo plano.

De acordo com o gerente de Outorga e Controle dos Recursos Hídricos do Governo do Estado, Renato Benz Fontana, são apontadas as diretrizes para a emissão das outorgas. “Agora o desafio maior é outorgar a água para todos os lares. Continuaremos sendo parceiros e, aqui na região, o comitê será o nosso braço forte”, disse.

Francine Ferreira – Michelle Nunes
Foto: Willians Biehl


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo