FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Agricultura

Governo do Estado estuda continuidade do Programa SC Rural

SC RURAL

Governo do Estado estuda maneiras de manter o Programa SC Rural mesmo sem recursos do Banco Mundial. O Programa, considerado a melhor experiência de política pública voltada para agricultura familiar do país, tem previsão para acabar em junho deste ano e a continuidade depende de tratativas com o Governo Federal para renovação da parceria com o Banco Mundial. Segundo o secretário executivo do SC Rural, Julio Cezar Bodanese, a intenção é dar continuidade às ações do Programa nem que para isso sejam usados somente os recursos do Estado.

Só em 2016, o SC Rural investiu R$ 54 milhões em ações que vão desde melhorias na infraestrutura do meio rural, passando por ações no meio ambiente e turismo, até apoio a empreendimentos da agricultura familiar. O secretário Julio Bodanese explica que o Governo do Estado intensificou os esforços em busca de uma nova parceria com o Banco Mundial, mas que estuda manter o Programa com recursos próprios. “Eu não tenho dúvidas de que o SC Rural é hoje a melhor experiência no meio rural do Brasil. Tenho certeza que não existe nada no Brasil que tenha avançado tanto nessa área. Esse é um aprendizado que não pode ser relevado ao final desse Programa”, afirma.

O grande diferencial do SC Rural é sua forma de administração. Sob a gerência da Secretaria da Agricultura e da Pesca, o Programa reúne oito instituições públicas em prol do desenvolvimento do meio rural. De acordo com Bodanese, para construir o Programa foram combinadas ações voltadas para o campo, independente da área de atuação. “Quando falo em meio rural, me refiro a tudo aquilo que não é urbano, ele transcende a agricultura e a pecuária. E dentro desse espectro trabalhamos com executores que tinham ações nesse meio. Agora unimos esforços para que essa política pública possa permanecer”, destaca.

Credisol
Contape
Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

Para consolidar esse modelo de trabalho, a secretaria executiva do Programa mantém contato constante com os órgãos estaduais e federais. “Temos que ver o ambiente como um todo. E é esse o aprendizado que o SC Rural nos trouxe, amparado por consultores da melhor qualidade para nos ensinar a fazer essa matriz de administração, buscando soluções para um ambiente como um todo”, ressalta. O próprio secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, já reuniu as empresas vinculadas – Cidasc, Epagri e Ceasa – para que as ações iniciadas com o SC Rural continuem sendo executadas em parceria com outras Secretarias de Estado e instituições que hoje fazem parte do Programa.

O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e executado pela Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura.

SC Rural

O Programa SC Rural nasceu em 2011. É executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.

Francine Ferreira – Ana Ceron


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo