FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

Governo do Estado assina contrato com 27 cooperativas de agricultura familiar para alimentação escolar

Willians Biehl

Entre elas está a Coonafor, de Forquilhinha.

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, assinaram na última semana, em Lages, contratos com 27 cooperativas de agricultores familiares para fornecimento de produtos para a alimentação escolar dos cerca de 550 mil alunos da rede pública estadual. Com a compra dos produtos, mais de dois mil agricultores serão beneficiados.

“Vamos apoiar a produção local, as pequenas propriedades, as famílias rurais. Esse modelo é um processo dinâmico, sob o ponto de vista econômico, social e de qualidade na alimentação. É um grande ganho. Os agricultores precisam de apoio para permanecer onde estão e ter resultado de produção e competitividade. Esse contrato é uma forma de valorizar esse povo trabalhador”, disse o governador.

Credisol
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi

Com a assinatura o Governo do Estado atinge a marca de 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Educação para o programa de alimentação escolar sendo utilizado na compra de produtos da agricultura familiar. Serão cerca de R$ 13 milhões repassados as 27 cooperativas, sendo 26 de Santa Catarina e uma do Rio Grande do Sul.

“Para os nossos alunos esse contrato representa a garantia de qualidade na alimentação escolar. Para os mais de 2 mil agricultores familiares significa renda e desenvolvimento econômico. Para o Estado como um todo é um grande passo em direção à consolidação de um modelo econômico baseado no pequeno agricultor que ajuda a garantia de emprego no meio rural”, destacou o secretário da Educação.

Os 15 produtos adquiridos são: arroz integral, arroz parboilizado, feijão preto, farinha de milho, farinha de mandioca, farinha de trigo, biscoito caseiro de milho, biscoito caseiro de laranja, biscoito caseiro de polvilho/coco, doce de banana, leite UHT, leite em pó, mel de abelha, suco de uva, óleo de soja.

Conforme Deschamps, as cooperativas vão entregar os produtos diretamente nos Centros de Distribuição da merenda, e assim serão encaminhadas para as escolas. A partir de hoje, as cooperativas já estão autorizadas a encaminhar os produtos. As entregas serão mensais, totalizando seis neste ano.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, Airton Spies, informou que estrutura fundiária de Santa Catarina, é baseada na agricultura familiar. Nove entre 10 propriedades rurais têm menos de 50 hectares e elas respondem por 70% da produção agropecuária. Santa Catarina tem 200 mil propriedades rurais economicamente ativas, destas 85% (167 mil) são classificadas como agricultores familiares.

“O cooperativismo é muito importante. Um agricultor isoladamente, por exemplo, não conseguiria atender todo mercado da alimentação escolar. Em Santa Catarina os agricultores familiares produzem em pequenas áreas, mas são capazes de fazer grandes negócios, produzindo produtos de qualidade e valor agregado que gera renda e emprego. Chegar a um mercado tão importante quanto ao da alimentação escolar é definitivamente uma vitória de um grande esforço”, destacou Spies.

Para o presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar do Vale do Itajaí, Cooperfavi, Valdecir Caxoeira, o contrato além de alimentar os estudantes, contribui para os agricultores venderem seus produtos com preço garantido e justo. “Representa a renda de cerca de R$ 2 mil para cada família por mês. É uma grande oportunidade de apresentar os produtos no Estado. Muitas vezes o agricultor tem o produto dentro da propriedade, mas não tem o mercado para vender. E aqui está a nossa grande chance”.

“Esse contrato representa a melhoria da renda do agricultor familiar, a permanência dele no campo e a alimentação saudável para os alunos. Vai fortalecer a agricultura e aqui não há uma disputa interna de qual é a melhor cooperativa, todas são beneficiadas”, salientou o presidente da Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Quilombo (Cooperaqui), Deivis Pelison.

Cooperativas parceiras

  • Central de Cooperativas da Agricultura Familiar (Cecaf) – Concórdia;
  • Cooperativa Agricola Mista Nova Palma (Camnpal) – Nova Palma – RS;
  • Cooperativa Agropecuária Videirense (Coopervil) – Videira;
  • Cooperativa Central Sabor Colonial – Chapecó;
  • Cooperativa da Agricultura Familiar do Vale do Itajaí (Cooperfavi) – Dona Emma;
  • Cooperativa da Agricultura Familiar Fumacense (Cooaff Fruto da Terra) – Morro da Fumaça;
  • Cooperativa de Agricultores Familiares de Lebon Regis (Cooperlaf) – Lebon Regis;
  • Cooperativa de Agricultores Familiares e Artesãs de São Ludgero (Cooperação) – São Ludgero;
  • Cooperativa de Agricultura Familiar de Forquilhinha (Coonafor) – Forquilhinha;
  • Cooperativa de Artesãos de Arroio Trinta (Coopertrinta) – Arroio Trinta;
  • Cooperativa dos Agricultores Familiares de Rio Fortuna e Toda Santa Catarina (Cooperfamília) – Rio Fortuna;
  • Cooperativa de Pequenos Agricultores de Videira e Iomerê (Copadivi) – Videira e Iomerê;
  • Cooperativa de Pequenos Produtores de Taió (Coopertaió) – Taió;
  • Cooperativa de Produção Agroindustrial dos Agricultores Familiares do Vale do Rio Capivari (Cooperrica) – Criciúma;
  • Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Quilombo (Cooperaqui) – Quilombo;
  • Cooperativa de Produtores de alimentos de Governador Celso Ramos (Colimar) – Governador Celso Ramos;
  • Cooperativa dos Agricultores Familiares de Criciuma (Nosso Fruto) – Criciúma;
  • Cooperativa dos Agricultores Familiares Entrerrienses (Coafer) – Entre Rios;
  • Cooperativa dos Assentados da Região do Contestado (Coopercontestado) – Fraiburgo;
  • Cooperativa Familiar de Maracajá (Nova Esperança) – Maracajá;
  • Cooperativa da Agricultura Familiar da Região de Caçador (Cooper Agrofamiliar) – Caçador;
  • Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil) – Rio do Sul;
  • Cooperativa Regional Auriverde (Auriverde) – Chapecó;
  • Cooperativa Regional de Industrialização e Comercialização Dolcimar Luiz Brunetto (Cooperdotchi) – Rio Negrinho;
  • Associação de Produtores Orgânicos do Planalto Vale do Itajai e Litoral Catarinense (Ecofrutas) – Rio do Sul;
  • Cooperativa de Organização, Produção e Comercialização Solidária do Planalto Norte de Santa Catarina (Comsol) – Irineópolis;
  • Cooperativa da Agricultura Familiar de Novo Horizonte (Cooperal) – Novo Horizonte.
Francine Ferreira – Elisabety Borghelotti
Foto: Willians Biehl


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo