FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

Governo de SC economiza R$ 6,4 milhões na compra de combustível

novo sistema de compra de combustivel para a frota do estado 20190318 1555591846

O Governo do Estado economizou 896 mil litros de gasolina e óleo diesel em nove meses, resultado do novo modelo de aquisição de combustíveis da frota estadual. O sistema foi implementado pela Secretaria de Estado da Administração (SEA) no começo deste ano e representa uma economia de mais de R$ 6,4 milhões no abastecimento dos veículos, considerando a redução do preço, das distâncias percorridas e dos custos operacionais.

Para dar uma noção, o volume de combustível economizado é o suficiente para um carro popular com rendimento de 10km/litro percorrer mais de duas mil vezes a distância entre Oiapoque e Chuí. O novo modelo adotado consiste em uma única licitação para contratação de uma empresa fornecedora, que faz a negociação direta com os postos. Até o ano passado, as compras eram feitas através de mais de 2,6 mil contratos, celebrados diretamente com os postos, o que onerava o sistema e burocratizava o processo de compra. A frota de cerca de 11.750 veículos foi mantida e presta os mesmos serviços aos cidadãos.

O diretor de Patrimônio da Secretaria da Administração, Welliton Saulo da Costa, explica que a redução no consumo de combustíveis pelo Estado está relacionada aos pontos de oferta para abastecimento. “Antes, muitos veículos tinham que se deslocar cerca de 30 ou 40 quilômetros para encontrar os postos credenciados. Hoje, praticamente não existem postos fora das rotas de deslocamentos da frota. Assim economizamos tanto em combustível como em quilometragem rodada,“ afirma.

Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Contape
Net Lider

Atualmente, são mais de 700 postos credenciados, mais do que o dobro do registrado anteriormente.

Outro aspecto é em relação ao valor pago pelo litro dos combustíveis, que agora é o preço anunciado nas bombas para pagamentos à vista. Antes, o Estado chegava a pagar até 15% a mais, porque o repasse para os postos era demorado e burocrático. Além disso, um aplicativo auxilia os condutores a buscar a melhor oferta entre os credenciados.

Facilidade na palma da mão

O sistema funciona por meio de um aplicativo de smartphone, que reúne as informações dos postos mais próximos e do preço aplicado em cada local. O acesso remoto facilita a vida dos motoristas que, de qualquer parte do estado, podem programar as abastecidas. O pagamento é feito por um cartão com senha, diretamente no caixa do posto.

Francine Ferreira – Krislei Oechsler


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo