FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Geração 95/96 segue rendendo frutos

eduardo madeira

Longe do Criciúma, Iago Maidana, Róger Guedes e Bruno Lopes começam a encaminhar suas carreiras. Os dois primeiros serão companheiros no Atlético Mineiro, enquanto o terceiro reencontrará Roberto Cavalo no Oeste, que disputa a Série A-2 do Paulistão, mas será adversário do Tigre na Série B do Campeonato Brasileiro.

O que eles têm em comum? Todos são da conceituada geração 1995/1996 do clube, que levou o título estadual sub-20 de 2013 e vice de 2014, além do tão lembrado vice da Copa do Brasil da categoria em 2013.

Aliás, na segunda partida da final nacional, Bruno, um ano mais velho (/95) e astro do time, foi titular, enquanto Maidana (/96) e Guedes (/96) estavam no banco. Pouco mais de um ano depois, estavam todos juntos no profissional ao lado de Barreto (/95) e Douglas Moreira (/96), outros dois da mesma geração.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider
Contape
Maderonchi

Há quem deprecie a base do Criciúma, que diga que não forme ninguém, mas cá estamos falando de cinco exemplos, de uma mesma geração, que possuem um imenso caminho pela frente. Maidana e Guedes chegaram valorizados no Atlético Mineiro, enquanto Barreto e Douglas Moreira são titulares há mais de um ano e meio no Criciúma. Lopes está abaixo deles, até pela forma turbulenta em que deixou o Tigre e o fracasso na Europa, mas tentará retomar o bom futebol com o técnico que apostou nele em Santa Catarina.

Olhando mais fundo, ainda podemos garimpar o nome do zagueiro Nino (/97), grata revelação de 2017 no clube, assim como Lucas Bessa (/99), o precoce meio-campista que com 16 anos estava no sub-20 e agora, com 18, já foi puxado por Lisca para o time principal.

Se quisermos revirar o baú, aí vamos olhar Ezequiel (/93), hoje no Cruzeiro, o lateral Marlon (/97), emprestado ao Fluminense, o goleiro Bruno Brígido (/91), no Guarani, ou até mesmo o ítalo-brasileiro Éder Martins (/86), há mais de dez anos no futebol europeu.

A base é feita para formar jogadores comuns. Craques são raros, são dois ou três em meio à milhões. Portanto, falar que “o Criciúma não forma ninguém” é uma grande mentira. Para um clube do porte do Tigre, ver os atletas da geração 95/96 se colocar no mercado, alguns em equipes de peso, é, sim, constatar o sucesso de uma formação que rende frutos até hoje.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo