Colunistas

Geração de postos de trabalho dá bons sinais de retomada no Brasil

Câmara de vereadores II

Pelo quarto mês consecutivo foram geradas novas vagas de emprego no país. O saldo acumulado de janeiro a julho atingiu 461mil novas vagas, contra 441 mil vagas no mesmo período do ano passado, apresentando um aumento de 2,9%. O destaque positivo é para o setor da construção civil, que gerou 18.672 novas vagas apenas no mês de julho. Se fizermos o comparativo dos últimos 12 meses, o número melhora consideravelmente, apresentando 521 mil novas vagas contra 286 mil no período anterior.

O PIB Brasileiro apresentou alta de 0,4% no segundo trimestre de 2019. O número em si não é dos melhores, mas abrindo por categorias, pode-se verificar que o consumo das famílias foi o grande responsável pelo crescimento verificado. É o povo mais uma vez puxando a locomotiva do crescimento econômico através do consumo agregado.

Dinheiro novo na economia

Ainda falando de crescimento econômico, o dinheiro do saque das contas de FGTS deverá injetar ao redor de 4 bilhões na economia nestes meses finais do ano de 2019. Isso trará um alívio para os setores da indústria, do comércio e de prestação de serviços, os quais ainda não sentiram os reflexos do crescimento da economia.

DM Seguros
Maderonchi
Contape
Colinas Chocolatteria

O temor de uma recessão global ronda o mundo neste ano. Já temos grandes economias apresentando uma queda impressionante no ritmo do seu crescimento, principalmente na China.

Brasil quebra monopólio na produção e distribuição de gás natural líquido (GNL)

Acendeu a chama da esperança em relação ao preço do gás, tanto para consumo doméstico como para consumo industrial. A boa notícia veio em função da quebra do monopólio na exploração e distribuição de gás natural líquido (GNL) no país. Há uma superoferta no mercado mundial para este produto, o que fez com que os preços caíssem fortemente e isso deverá acirrar a disputa pelos potenciais consumidores.

Diversas empresas gigantes do setor já começam a planejar sua atuação no segmento de varejo no país. Com isso, o setor industrial poderá aderir ao consumo do GNL como forma de diminuir seu custo de produção e aumentar sua competitividade.

A Reforma da Previdência não será suficiente

As contas públicas do Governo Federal estão em frangalhos. No início do ano parecia que com a aprovação da Reforma da Previdência tudo estaria resolvido. Agora que já está bem encaminhada, emergem novas necessidades e dizem que se não for aprovada a Reforma Tributária, Fiscal e Administrativa, já em 2021 o Governo Federal poderá ficar sem caixa para cumprir com os pagamentos compromissados, inclusive as aposentadorias e os BPC’s (Benefícios de Prestação Continuada).

Programa de privatizações

O Governo Federal tem pressa na implementação do processo de privatização das empresas estatais, pois caso todas sejam vendidas, haverá uma entrada de 150 bilhões de reais nos cofres públicos, segundo o ministro Paulo Guedes. Para que isso ocorra, o Governo deverá submeter o plano de privatização à aprovação do Congresso Nacional. Espera-se que haja serenidade e responsabilidade por parte de todos os envolvidos no processo, para que realmente seja feito o que for melhor para o povo e a nação brasileira.

Forquilhinha tem diferencial competitivo para as empresas que queiram se instalar aqui!

Os municípios envidam esforços para atrair novas empresas. Para que isso aconteça, é necessário que haja um conjunto de atrativos e incentivos por parte do município para com as empresas pretendentes. Dentre os atrativos, um dos que mais chama a atenção é a qualidade e o preço da energia elétrica disponível. Neste quesito Forquilhinha está muito bem apresentado, pois o preço do quilowatt de energia por aqui é um dos mais baratos, senão o mais barato do Brasil. A qualidade das redes e subestações também merecem destaque, tornando a COOPERA uma referência nacional para o setor. A algum tempo atrás, uma empresa do setor de gases, cujo insumo mais consumido por eles era energia elétrica decidiu se instalar por aqui em função principalmente da questão qualidade e preço de energia elétrica.

Em se tratando de incentivos, o município mantém programas de incentivos à instalação de novas empresas em seu território, auxiliando da melhor maneira possível para que novos empreendimentos venham a fazer parte da comunidade forquilhinhense, trazendo empregos, renda e cidadania para o seu povo. Se você tem uma empresa e quer trazê-la para Forquilhinha, consulte a Prefeitura Municipal para ver quais benefícios sua empresa pode obter.

A esperança se renova com o início da safra 2019/2020

Em julho já pudemos assistir o início do preparo da safra 2019/2020. Certamente que os agricultores darão o melhor de si para fazer desta uma grande safra, usando todo o seu conhecimento e equipamentos para que a safra seja abundante. Porém, há uma proposta do Governo Estadual para tributar os insumos agrícolas, o que elevaria o custo de produção para o agricultor.  Caso isso venha a acontecer, deverá diminuir ainda mais a rentabilidade do setor. Espera-se que haja uma ampla discussão entre os interessados e que se chegue a bom termo sobre o assunto.

Um assunto que volta a ser discutido em Brasília é a recriação da CPMF, ou imposto do cheque como ficou conhecido em tempos passados. Durante a campanha política todos os candidatos diziam que eram contra o aumento da carga de impostos. Pelo visto as propostas de campanha já foram esquecidas. Ao povo só resta esperar a próxima eleição para demonstrar sua insatisfação.

Investimentos e Recomendações

Para investidores com perfil de risco, os fundos de investimentos em ações têm apresentado um excelente desempenho em 2019. Veja na relação a seguir o desempenho dos principais fundos:

Fonte: XP Investimentos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Spilere Serralheria G
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo