FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

Fundos imobiliários: vale a pena investir em tempos de pandemia?

money 2724241 1920

A pandemia do novo coronavírus atingiu em cheio o setor produtivo de diferentes países. A consequência é que existe uma tendência de retração da economia para o período que virá após o fim dessa crise de saúde.

Para o investidor, seja de renda fixa ou de renda variável, isso exige atenção. O fato é que quando se pensa em investimentos é necessário compreender duas questões: primeiro, o que fazer com relação aos ativos que a pessoa já tem e depois na possibilidade de adquirir novos ativos.

Para quem já investe, a regra é clara: patrimônio precisa ser acumulado, nada de se desfazer dele na primeira crise. E para tanto, o ideal é fazer boas compras e contar com o efeito do tempo. Assim, mesmo com a pandemia, vale a pena manter os investimentos esperando por uma retomada posterior, a não ser que a pessoa tenha comprado ativos ruins.

Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Maderonchi
Contape
Credisol

Para quem procura opções para investir, opções como Fundos de Investimentos Imobiliários (FII’s) têm se apresentado como boas possibilidades.

O mercado de FII’s

O ano de 2019 foi muito bom para o mercado de FII’s, trazendo resultados interessantes para os investidores. Em 2020, por sua vez, como aconteceu com o universo das finanças como um todo, o mercado de FII’s também foi atingido pela crise.

Isso é natural em função da própria natureza desse tipo de negócio. Ativos de hotéis, por exemplo, foram bastante afetados, pois atividades como o turismo estão paralisadas.

O mesmo vale para fundos de shoppings. Em alguns casos, os aluguéis foram suspensos ou estão em negociação.

Ainda assim, o mercado continua sendo visto como interessante. Existem FII’s que são diversificados, não se concentrando apenas em atividades que foram paralisadas.

E também porque é possível adotar medidas para lidar com a crise, principalmente no caso de fundos com bom caixa. E em algum momento essa fase passará e a normalidade será restabelecida.

A crise atual

Pensando em quem já investe, o interessante é conferir com a gestão do fundo qual é a política a ser adotada neste momento.

A crise é pontual e tem natureza médica. Como a origem dela é um vírus, sabe-se que tem um ciclo. A tendência é que essa situação não se estenda por mais de 5 meses, o que significa que fundos com bom caixa podem tranquilamente passar por essa fase sem maiores turbulências.

Além disso, vale lembrar que no momento certo as pessoas voltarão às suas atividades normais. Assim, shoppings, restaurantes, entre outros, terão uma retomada na movimentação e, consequentemente, trarão retorno para os fundos que se baseiam nesses mercados.

Em resumo, avaliando o cenário e o comportamento dos fundos imobiliários, existe uma tendência de que sua recuperação seja mais intensa a médio e longo prazo do que no curto prazo.

Portanto, a palavra de ordem é prudência.

O que fazer com os ativos

Por conta desse contexto, não é hora de vender. Aliás, se o ativo apresentar boa liquidez, o FII pode ser até uma boa oportunidade, uma vez que no momento atual os fundos estão negociando consideravelmente abaixo dos seus valores de mercado, conhecidos como patrimoniais.

Pensando que, em média, esses valores estão cerca de 20% mais baratos, o momento pode sim representar uma grande oportunidade para quem procura bons negócios pensando no futuro.

Para entender melhor, basta comparar o ativo do FII com um apartamento vazio.

Momentaneamente, aquele imóvel está vago e faz com que o proprietário não tenha aquela renda referente ao seu aluguel.

A partir do momento que conseguir um locatário, passará a ter acesso à renda que no longo prazo poderá cobrir os gastos com a manutenção do imóvel.

Na prática, não há motivos para o investidor temer o prejuízo se tratando de um ativo com bom potencial de retomada.

Assim, não havendo a necessidade de fazer caixa, este definitivamente não é um bom momento para se desfazer de seus ativos de FII.

Aliás, é justamente o contrário: tendo recursos, observar o FII pode ser uma boa saída pensando em uma retomada já para o próximo ano.

Os riscos

A vacância e a inadimplência são bos exemplos de como a crise pode afetar os FII’s. Com a quarentena, as atividades estão suspensas e o comércio, fechado.

Entretanto, existem meios para que os gestores evitem o prejuízo. Um exemplo é a busca por uma flexibilização na relação com o lojista para evitar a perda do cliente.

De acordo com o especialista Ricardo Selles, não é hora de vender. É hora de esperar e se for possível, ir comprando aos poucos pensando no médio e longo prazo. O preço dos FII’s no momento é um importante atrativo.

Conteúdo produzido por Experta media.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo