FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Francine Ferreira: Suspensa a eleição no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Forquilhinha

francine ferreira

A eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Forquilhinha que aconteceria nesta sexta-feira, 27, foi suspensa pela Juíza da 1ª Vara do Trabalho de Criciúma, Rosilaine Barbosa Ishimura Sousa. A decisão foi tomada por conta de uma ação protocolada na Justiça do Trabalho, pelo advogado, Arlindo Rocha, representante do pré-candidato a eleição, Edésio Loch, que na semana passada não teve sua chapa registrada.

O advogado de Loch solicitou primeiramente que a Chapa 03 fosse aceita e registrada; e que se isso não fosse determinado, que a eleição fosse suspensa.

A justificativa para suspensão gira em torno de um conflito de prazos da instauração do processo de eleição, que divergem no Estatuto do Sindicato e no Regimento Eleitoral.

Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Maderonchi

Para se entender melhor, o Artigo 49 no Estatuto determina que: “As eleições obedecerão as normas previstas no Regimento Eleitoral do Sindicato”. 

E pelo Regimento Eleitoral, o prazo para instauração do processo de eleição é de 90 dias antes do fim do mandato em vigência, que em 2015 será no dia 23 de dezembro.

No entanto, o Artigo 50 do Estatuto determina que: “As eleições serão divulgadas por edital assinado pelo Presidente do Sindicato, publicado em jornal ou boletim periodicamente editado pela entidade, com antecedência máxima de 120 (cento e vinte) dias e mínima de 60 (sessenta) dias, da data da sua realização”. 

Neste caso, o prazo seria contado pela data da eleição, e não pela data de término do mandato em vigência.

Estatuto Sindicato Rural

Artigos 49 e 50 do Estatuto do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Forquilhinha

Assembleia Geral em cinco dias

Desta forma, o parecer da juíza ainda ressalta que uma Assembleia Geral deve ser convocada num prazo máximo de cinco dias; e consequentemente realizada até 15 dias depois da convocação, com objetivo de votar, entre os associados, qual dos dois documentos deverá ser seguido no processo eleitoral.

Caso a votação defina por seguir o Regimento Eleitoral, a tramitação segue a mesma. No entanto, se definir-se pelo seguimento do Estatuto do Sindicato, o processo terá que ser reiniciado, praticamente da estaca zero.

Por enquanto, Edésio permanece fora

O pedido feito pelo advogado de defesa do ex-vereador, Edésio Loch, para que a Chapa 03 fosse validada para a eleição desta sexta-feira, foi indeferido pela juíza, que determinou apenas a suspensão da eleição para análise dos documentos citados acima.

Com isso, a atual diretoria permanece afirmando que a Assembleia não votará o caso do pré-candidato, que não teve a chapa registrada. Já a defesa do ex-vereador alega o contrário.

Ou seja, caso o processo tenha que ser refeito desde o início, Edésio Loch poderá tentar retomar a disputa. Caso isso não ocorra, e se opte por seguir o Regimento Eleitoral, conforme estava sendo feito, haverá eleição com apenas duas chapas: a do atual presidente, Mário Westrup; e a do agricultor, Anselmo Sehnem.

Parecer da juíza

Na íntegra, a decisão da juíza, datada de 26 de novembro de 2015, diz:

“Pelas circunstâncias acima mencionadas, não há amparo legal para acolhimento, em antecipação de tutela, do pedido principal formulado pelos autores; contudo, acolho em parte o pedido sucessivo para suspender as eleições sindicais agendadas para a data de amanhã, dia 27 de novembro de 2015, para possibilitar ao sindicato a convocação de assembleia com finalidade específica para deliberar sobre as regras que deverão ser utilizadas na próxima eleição (art. 50 do Estatuto ou Regimento Eleitoral), no prazo de 5 dias, sob pena de nomeação de interventor judicial para conduzir o pleito, com observância da interpretação do Juízo acerca da matéria – a qual será exposta quando da nomeação do interventor, se for o caso”.

Abaixo, segue, também o parecer completo da juíza.

processo 1

Página 1 da decisão da Juíza da 1ª Vara do Trabalho de Criciúma, Rosilaine Barbosa Ishimura Sousa.

processo 2

Página 2 da decisão da Juíza da 1ª Vara do Trabalho de Criciúma, Rosilaine Barbosa Ishimura Sousa.

processo 3

Página 3 da decisão da Juíza da 1ª Vara do Trabalho de Criciúma, Rosilaine Barbosa Ishimura Sousa.

processo 4

Página 4 da decisão da Juíza da 1ª Vara do Trabalho de Criciúma, Rosilaine Barbosa Ishimura Sousa.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo