FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Francine Ferreira: A respeito do projeto de ampliação do horário do Pronto Atendimento de Forquilhinha

francine ferreira

Apresentação

Olá! Me chamo Francine Ferreira, sou acadêmica da quinta fase do curso de Jornalismo da Faculdade SATC. A partir desta semana, passarei a integrar a equipe do Forquilhinha Notícias e a colaborar, toda terça-feira, com informações sobre política e economia da cidade.

Saúde 24 horas

A respeito do projeto de ampliação do horário do Pronto Atendimento de Forquilhinha para 24 horas, o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, esteve na cidade no último sábado, 11, em uma visita rodeada de polêmicas.

Depois de ouvir do prefeito Lei Alexandre um discurso, que para os presentes pareceu um tanto quanto desinteressado, Kleinübing afirmou que o Governo do Estado quer apoiar a ação, mas que é preciso de uma contrapartida positiva da prefeitura, e um número maior do que a média de cinco a dez atendimentos por madrugada, já que para este número, o projeto se tornaria inviável. Ele aguarda o relatório atualizado dos atendimentos realizados no local, que a secretaria de Saúde de Forquilhinha ficou responsável por elaborar.

Credisol
Contape
Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

Já o secretário de Saúde, Diego Passarela, argumenta que a prefeitura é obrigada a investir 15% do orçamento anual em saúde e, atualmente, tem investido 21,6%. Ele explica que se o Estado custear o valor que será gasto das 24h às 7h, que custa em média R$75 mil a mais por mês, é possível ampliar o horário, já que a prefeitura já gasta R$160 mil mensal no local.

O relatório de atendimentos atualizado está sendo organizado e será entregue até, no máximo, a metade da próxima semana ao Governo do Estado.

Obra da ETE de Forquilhinha está emperrada

O gerente regional da Casan, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, garante que a Casan deu prioridade para a obra da Estação de Tratamento de Esgoto de Forquilhinha, e que o órgão continua cobrando da Caixa Econômica Federal a liberação do projeto, emperrado pela burocracia. Espera-se que essa liberação saia nos próximos dias. E assim que isso acontecer, será lançado o edital de licitação, para que as obras efetivamente iniciem em maio.

O novo terreno escolhido para receber a ETE fica a uma distância de aproximadamente 5km do centro da cidade.

Eleições de 2016

Há pouco mais de um ano do início do processo eleitoral para o pleito de 2016, já ficam evidentes as movimentações políticas que tomam conta de Forquilhinha.

PP

No Partido Progressista, a situação anda bastante quieta quando o assunto são as eleições de 2016. Nomes que atuam hoje no secretariado da prefeitura e na Câmara de Vereadores estão à disposição do partido, mas uma definição mais concreta ainda não foi divulgada.

Os progressistas estão mais focados nas eleições internas. O nome do vice-prefeito José Ricardo Junkes (PP) é bem cotado para assumir a presidência, mas dentro do partido, ainda há a ressalva de que antes de se definir um novo nome é preciso saber do atual presidente, Paulo Hoepers, se ele não pretende permanecer no cargo, o que ainda é uma incógnita.

PDT

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) confirma que o ex-vereador Valcir Antônio Matias, o Chile, será o candidato do PDT a prefeito nas eleições do ano que vem. Ainda assim, argumenta que conversas serão realizadas com os outros partidos de oposição, na busca de uma união de forças.

PSD

Sobre a participação do PSD nas eleições que se encaminham, Neguinho enfatiza que a oposição precisará estar unida nas eleições de 2016 se quiser competir com a situação. Ele garante ainda que o seu nome é um dos cotados para compor a majoritária, e ressalta que o PSD será uma opção e não uma imposição nas tratativas entre os partidos para definir os candidatos de oposição do ano que vem.

Neguinho defende uma candidatura que represente o projeto da oposição como um todo, tanto nas eleições para prefeito, quanto nas da Coopera.

Surpresas podem ser esperadas

Além disso, Neguinho deixa no ar que nos próximos meses o PSD apresentará filiações de figuras fortes da cidade. Um dos projetos que mais tem ganhado força dentro do partido é a pretensão de eleger dois vereadores em 2016, tendo, um deles, o apoio das duas carboníferas que atuam em Forquilhinha.

Impasse

Continua sem solução o impasse envolvendo as negociações do reajuste salarial dos servidores públicos de Forquilhinha. A assembleia geral do Sindicato dos Servidores Públicos de Forquilhinha, realizada na semana passada, teve os resultados esperados, já que os profissionais não aceitaram a proposta de pouco mais de 7% de aumento, que representa apenas a inflação, oferecida pela prefeitura.

A partir de agora, atos de repúdio contra a prefeitura serão realizados pelo sindicato. Como, por exemplo, a colocação de outdoors pela cidade, e se a proposta permanecer a mesma, o cancelamento de eventos escolares como festas juninas nas escolas.

Immerfroh

Foi um sucesso o almoço realizado no último domingo, 12, pelo Grupo de Dança Immerfroh. Mais de 300 pessoas desfrutaram das paellas de carnes brancas e frutos do mar. O evento foi organizado com o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção de trajes, materiais e na pesquisa de novas danças folclóricas. Atualmente, o grupo conta com 15 casais e realiza apresentações em toda Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e pela 3ª vez foi convidado para se apresentar no Rio de Janeiro.

Foto 1 Coluna 14 04

Foto 2 Coluna 14 04

Crédito das fotos: Geovane Westrupp

 


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo