FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Francine Ferreira: A próxima quinta-feira será de mobilização para o magistério da rede municipal

francine ferreira

Paralisação do magistério de Forquilhinha

A próxima quinta-feira, 23, será de mobilização para o magistério da rede municipal de ensino de Forquilhinha. Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do município, Morgana Borges Hoepers, a classe paralisará as atividades durante todo o dia, e estará reunida em frente ao Paço Municipal, reivindicando o aumento de 13,01%.

Tanto as escolas quanto as creches devem ficar sem aula. A Secretaria de Educação decidiu aguardar até esta quarta-feira, 22, para tomar uma posição definitiva a respeito da realização ou não das aulas, já que se não houver professores nas salas, não há como os alunos comparecerem.

Ainda no magistério

Foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores de Forquilhinha nesta segunda-feira, 20, o Projeto de Lei que altera o estatuto do magistério da cidade. Até agora, os servidores nomeados tinham até 90 dias para efetivamente começar a trabalhar, depois de tomarem posse. Com a alteração, em 30 dias o servidor já terá que estar trabalhando.

Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider

Conselho de Segurança em fase de extinção

O Conselho de Segurança (Conseg) de Forquilhinha está sendo extinto, depois que nenhuma chapa se candidatou para assumir o comando. O prazo terminou no dia 7 de abril, e a posse, que deveria ter acontecido no dia 14, não ocorreu.

O último presidente do Conseg, PedroRech, afirmou que durante os anos que permaneceu à frente do conselho, a pior dificuldade foi a falta de interesse da população em participar. “Foram dois anos de muito murro em ponta de faca, porque a população não participa, só sabe cobrar. O Conselho de Segurança só seria realmente efetivo se tivesse apoio das policias e da sociedade como um todo”, argumentou.

O membro do conselho escolhido para presidir a comissão eleitoral, Leonardo Teixeira, também ressaltou que houve desinteresse da sociedade. “O Conseg deveria ser um braço ou uma extensão da polícia na cidade. Mas na hora de participar e colocar a cara para bater, ninguém quer. É fácil ficar na frente do computador reclamando dos outros e não participar. É um espaço de direito do cidadão, que infelizmente está se perdendo”, completou.

Mesmo com o fim do Conselho de Segurança, as polícias Militar e Civil garantiram que a cidade não ficará desassistida.

Foto 1 - Coluna 21-04 (1)

Jacob Westrupp

Enquanto o tempo colabora, seguem a todo vapor as obras de pavimentação da Rodovia Jacob Westrupp. A promessa é de que os 2,9km de asfalto, cujos recursos foram conseguidos no ano passado, ficam prontos até a metade de 2015.

Foto 2 - Coluna 21-04 (1)

Josephina Lodetti

A pavimentação da Rodovia Josephina Lodetti foi pauta de reunião em Brasília, entre o vereador Vicente Marangoni (PDT) e o deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

Durante a reunião, notou-se que a obra não estava entre os 400 projetos da emenda orçamentária deste ano. Mas com o apoio do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, a pavimentação de três vias da cidade, incluindo a Josephina Lodetti, foi inserida no planejamento, e o recurso de R$1,5milhão deve ser liberado até julho de 2015.

Cadastro Ambiental Rural

Está chegando o prazo final para que os agricultores façam o Cadastro Ambiental Rural. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Forquilhinha, Mário Westrupp, afirmou que na cidade, quase mil cadastros já foram feitos. O prazo é até o dia seis de maio.

No entanto, Westrupp ressaltou que o sindicato tem tido problemas na hora de efetuar o cadastro, por sobrecarga no sistema. Desta forma, pode não dar tempo de terminar os cadastros até o prazo estabelecido. É preciso se antecipar!

Sindicato I

O atual presidente também falou a respeito da eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade, marcada para novembro deste ano. Depois de 20 anos à frente do Sindicato, Westrupp garante que não vai desistir do cargo e anunciou que será candidato à reeleição. Pela primeira vez, ao que tudo indica haverá uma disputa, e nomes como o de Anselmo Sehnem e Edezio Loch também aparecem como candidatos.

Sindicato II

Já o Sindicato dos Mineiros de Forquilhinha denunciou a diretoria da Carbonífera Criciúma por apropriação indébita. A alegação é de que a empresa está descontando mensalidades de mais de 600 trabalhadores e não está repassando os valores ao sindicato.

Na última segunda-feira, 20, o pagamento deveria ter sido realizado, mas segundo o presidente do sindicato, Fernando Nunes, a empresa não repassou o valor. E não o repassa há quatro meses, ou seja, desde janeiro deste ano.

Representantes da carbonífera não foram encontrados para dar a sua versão do ocorrido.

Especialidades

A respeito de falta de consultas com especialistas, o secretário de Saúde de Forquilhinha, Diego Passarela informou que a empresa credenciada deixou a função em novembro do ano passado. Neste mês, uma nova empresa foi credenciada, e as consultas com especialistas voltaram a ser marcadas, toda terça-feira, a partir das 7h, na sede da Secretaria de Saúde.

Faltam remédios

Ainda na saúde, os forquilhinhenses têm percebido, desde o fim do ano, a falta de medicamentos na Farmácia Central do município. Passarela explicou que um novo processo licitatório precisou ser realizado, o que resultou na escolha de uma nova distribuidora, no dia 8 de abril. Desta forma, a promessa é de que até o fim do mês a entrega de medicação se normalize.

 


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo