FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Câmara de Vereadores

Francine Ferreira: E o caso dos outdoors?

francine ferreira

E o caso dos outdoors?

Juiz de Direito da comarca de Forquilhinha, Felippi Ambrósio ouviu na tarde desta terça-feira, 4, dois dos vereadores envolvidos na acusação de constrangimento ilegal, feita no ano passado, pelo funcionário de uma empresa de outdoors. Na época, ele estava colocando, no centro da cidade, um outdoor sobre o aumento do IPTU de Forquilhinha, conforme foto abaixo.

A promotoria do Ministério Público ofereceu uma espécie de benefício garantido em lei aos vereadores Dimas Kammer e Hildo Gonçalves dos Pampas, por eles não terem antecedentes. A proposta suspenderia o processo por dois anos, e em troca, os vereadores não poderiam se ausentar da comarca por mais de sete dias, teriam que manter o endereço atualizado, comparecer mensalmente no Fórum e precisariam pagar uma prestação pecuniária, que é uma espécie de multa, de R$1mil, à outra parte.

No entanto, os vereadores não aceitaram a proposta. Com isso, o processo continua a tramitar. Na sequência, o advogado de defesa deverá apresentar o seu parecer, que será analisado pelo juiz.

Contape
Credisol
Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

Já ao vereador Juarez de Oliveira, também acusado no processo, não foi oferecido o benefício por ele já possuir antecedentes.

Outdoors

Reajuste aprovado

Conselho de Trânsito de Forquilhinha aprovou o reajuste da tarifa de ônibus municipal para R$3,20. A planilha de custos do transporte público foi apresentada aos membros do conselho nesta terça-feira, 4.

Nesta planilha, conta o aumento de 19,77% do INPC; 30,11% do salário dos funcionários; e 22,58% do combustível; sendo que a tarifa de Forquilhinha não é reajustada a quase dois anos. De forma geral o valor aprovado representa, em média, pouco mais de 14% de aumento no custo da passagem.

O prefeito assina o decreto, que será publicado nos próximos dias no Diário Oficial. // A ideia é que o valor passe a valer a partir do próximo sábado, 8.

Pediu ao Ministério Público

O vereador Érico D’Amorin (DEM) protocolou, no fim da semana passada, um pedido no Ministério Público de Forquilhinha, solicitando uma lista de cargos comissionados e pessoas que recebem Função Gratificada na prefeitura. O mesmo pedido havia sido feito diretamente na prefeitura, depois de ter sido negado na Câmara de Vereadores.

Sendo assim, depois de espera de 30 dias, sem retorno do Paço, o vereador levou o pedido ao Ministério Público.

Érico D'Amorin

Alô, deputados estaduais!

A iniciativa de renomear o trecho da BR-101 em Santa Catarina de Doutora Zilda Arns precisa de apoio dos deputados estaduais. Deputado federal, Esperidião Amin, explica que a Assembleia Legislativa precisa fazer um documento semelhante à moção de aplauso aprovada na Câmara de Vereadores na semana passada.

Isso porque a Comissão de Cultura do Congresso Nacional solicita que seja comprovada a vontade da população do local para que haja a troca no nome.

Apoio estadual

Comitiva regional do PMDB esteve em Forquilhinha, na semana passada, visitando correligionários e reforçando o apoio ao atual vice-presidente da Coopera, Walmir Rampinelli, na eleição pela presidência da cooperativa, no ano que vem. O vice-governador Eduardo Pinho Moreira também compareceu à visita.

Encontro PMDB 2

Encontro PMDB

Tapou buracos

A Secretaria de Infraestrutura realizou, no início da semana, uma operação de tapa buracos em Forquilhinha. A Rodovia Vante Rovaris, na Santa Líbera, e a Avenida Professor Eurico Back, no Centro, foram as principais vias a receber a manutenção. Nos próximos dias, ruas menores e afetadas por obras da Casan também devem receber reparos.

Aguardando

Associação dos Avicultores do Sul de Santa Catarina aguarda agendamento de uma nova reunião com a empresa JBS, para discutir a aplicação efetiva do aumento de 9% no preço pago pelo frango. Até o momento, os avicultores não sentiram melhoria real no valor recebido, por conta do aumento dos gastos na produção, principalmente como a energia elétrica. Na região, a JBS tem unidades em Forquilhinha, Nova Veneza e Morro Grande.

E para o próximo sábado, dia 08 de agosto, às 14h em Nova Veneza, está agendada mais uma assembleia geral da classe, para eleição da nova diretoria. São esperados avicultores de todas as regiões do estado, e até de estados vizinhos.

Aprovada

A Lei de Incentivos Fiscais para indústria e comércio de Forquilhinha deve sofrer alterações nas próximas semanas. A proposta de mudança foi aprovada pelo prefeito Vanderlei Alexandre e encaminhada para análise e votação na Câmara de Vereadores.

Dentre as principais mudanças, está a ampliação da abrangência da lei para indústrias, comércios e prestadores de serviços.

Movimento Rural

Equipe do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Forquilhinha participa nesta semana, em Florianópolis, de uma capacitação sobre o Imposto Territorial Rural na Federação dos Trabalhadores Rurais de Santa Catarina. O prazo para o pagamento desse imposto é o mês de agosto.

Além disso, o presidente do Sindicato, Mário Westrup, viaja na próxima segunda-feira, 10, à Brasília para participar da Marcha das Margaridas, um movimento que reivindica direitos para as mulheres no campo.

Forquilhinha aquecida

A 8ª entrega da Campanha do Agasalho no último fim de semana, feita em Forquilhinha, distribuiu aproximadamente 8,5 mil peças de agasalhos, 200 calçados e 20 cobertores; beneficiando uma média de 450 famílias. Cerca de 1,8 mil pessoas foram atendidas.

Campanha do Agasalho (1)

Campanha do Agasalho (2)

Idosos precisam de ajuda

A Casa de Repouso Nosso Lar Maria, de Forquilhinha, que abriga 13 idosos, está precisando de ajuda. Depois que a Vigilância Sanitária interditou a Casa de Repouso Vó Marina, cinco idosos foram transferidos para lá e muitas doações pararam de chegar. A troca de endereço pode ser um dos motivos. Os idosos ficarão em Forquilhinha até a Casa de Repouso Vó Marina terminar a reforma. Quem tiver interesse em ajudar, pode entrar em contato pelo número 3463-2991.

Despoluição

O Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá está na sua última fase, e a equipe que organizou o estudo realiza na tarde desta quarta-feira, 5, um encontro público para apresentar os resultados à comunidade. O evento é voltado para as comunidades de Forquilhinha, Nova Veneza e Siderópolis, e acontece a partir das 13h30min, na sede da Câmara de Vereadores de Nova Veneza.

O Rio Mãe Luzia, que passa por Forquilhinha, faz parte desta Bacia Hidrográfica. No fim do ano passado, uma campanha pela despoluição do rio foi iniciada, mas ao que parece, vem sendo esquecida pelos nomes políticos da região. É preciso manter o assunto em pauta, para que melhorias efetivas possam ser realmente obtidas.

Rio Mãe Luzia (1)

Rio Mãe Luzia (2)


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo