FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Forquilhinha será destaque em programa da globo neste sábado

casa mae helena amrec1

Forquilhinha será notícia em nível nacional neste sábado (01). Um dos projetos mais conhecidos e aplaudidos em todo o mundo, a Pastoral da Criança, fundada pela saudosa forquilhinhense Zilda Arns Neümann, será mostrado no programa “Como Será ?”, da TV Globo, exibido semanalmente aos sábados, das 7 às 9h e apresentado pela jornalista Sandra Annenberg, que será substituída, nesta edição, pela colega Mariana Ferrão. A escolha do tema tem relação com o projeto “Criança Esperança”.

A atração abordará os 30 anos de fundação da Pastoral da Criança, apoiado pelo “Criança Esperança”, que neste ano também celebra três décadas de existência. Uma das entrevistadas é a sobrinha da Dra. Zilda, Lilian Arns Topanotti, uma das pessoas que participou do primeiro curso da Pastoral da Criança no estado de Santa Catarina, na ocasião de sua implantação, há 30 anos,  e que permanece até hoje atuando na instituição voltada para o atendimento de crianças carentes.

Outra integrante da Pastoral, Anair Sartor Calegari,  uma das líderes do programa no Bairro Vila Nova, em Içara, também contará sua experiência dos anos em que atua na instituição. “Ela faz um trabalho maravilhoso. Foi uma das primeiras pessoas capacitadas aqui na diocese pela equipe que se formou em Forquilhinha, da qual eu fiz parte”, completa Lilian.

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol
Net Lider
Contape

Para destacar o papel que o projeto  concebido em Forquilhinha pela médica pediatra e sanitarista que perdeu a vida durante o terremoto que devastou o Haiti em 2010, o Coordenador Internacional da Pastoral da Criança, Dr. Nelson Arns Neümann, filho de Zilda, também gravou participação no programa da TV Globo. As filmagens foram feitas na sede da Pastoral, em Curitiba, Paraná.

Lição

Segundo Lilian, a equipe de produção do “Como Será?” gravou mais de duas horas de cenas em Forquilhinha e no Bairro Vila Nova, em Içara, onde também foram visitadas famílias. Para ela, a mensagem que será transmitida aos telespectadores não será capaz de traduzir a importância que a Pastoral da Criança tem exercido na vida das famílias beneficiadas pelo projeto.

“Buscamos enfatizar, através das entrevistas e das imagens, a lição da perseverança, da persistência na luta por um mundo melhor, a partir do trabalho voluntário solidário.  Além de falar sobre ações desenvolvidas pela pastoral e que salvaram vidas ao longo destes 30 anos, como o aleitamento materno, entre outros”, refere Lilian, que atualmente também exerce o cargo de Secretária de Ação Social da Prefeitura de Forquilhinha, atua como  representante da Pastoral da criança do estado de Santa Catarina no Conselho estadual de segurança alimentar e nutricional (CONSEA), e membro da equipe de estado, e ainda desempenha papel de articuladora da equipe de apoio da Diocese de Criciúma.

Na opinião de Lilian, o projeto, além de colocar em evidência a cidade de Forquilhinha, servirá de inspiração para aqueles que assistirem ao programa. “A Pastoral da Criança é modelo não só para o País, mas para o mundo, pelo exemplo da trabalho voluntário, organizado, em rede, que tem como base a solidariedade e o amor ao próximo. Acredito que a vinda da equipe do programa da TV Globo se justifica como uma busca de exemplos também de perseverança neste trabalho, que fez com que estejamos todos estes anos à frente de uma missão tão nobre e eficaz na luta pela preservação da vida”.

Carmen Garcia


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo