FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Notícias

Forquilhinha recebe o Selo + Turismo

20 04 Forquilhinha

Forquilhinha está comemorando a boa notícia, vinda do Ministério do Turismo, de que a cidade está entre os três  municípios do Sul catarinense que receberam o Selo+Turismo. Para se candidatar ao selo, era necessário integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, que conta com 3.285 cidades e 328 regiões turísticas.

Com ele em mãos, a cidade passa a ter prioridade para acessar recursos públicos e privados do Governo Federal, que tem o objetivo de fortalecer o turismo em todo o país.

Na prática, os municípios com esse selo têm acesso a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados de instituições parceiras, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Prodetur + Turismo vai melhorar a infraestrutura e o atendimento ao turista nos principais destinos do país. Para tanto, foram disponibilizados R$ 5 bilhões.

Net Lider
Credisol
Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

As propostas para obtenção de financiamento deverão contemplar principalmente projetos na área de infraestrutura turística, saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana. As diretrizes estratégicas do programa priorizam também ações de qualificação, promoção, apoio à comercialização, pesquisa e inovação, empreendedorismo e parcerias público-privadas.

Os projetos que obtiverem o Selo + Turismo poderão também ser apoiadas financeiramente com recursos próprios do MTur. Já os entes federativos que tiverem proposta contempladas com financiamento nacional ou internacional poderão pedir apoio técnico à Pasta para a implementação dos projetos.

Próximos passos

Para Forquilhinha o próximo passo é cadastrar os projetos a fim de captar os recursos. Entre eles, está a construção do Centro de Eventos, um espaço para receber bem o público e realizar com ainda mais qualidade os encontros culturais.

“Temos inúmeras possibilidades de expandir o turismo. Além de nossa vocação para a cultura germânica, temos potencial para o turismo religioso e humanitário, pois aqui é a terra da doutora Zilda Arns e de Dom Paulo Evaristo Arns, reconhecidos mundialmente pelos trabalhos em prol das famílias mais desfavorecidas”, destaca o diretor do Departamento de Turismo de Forquilhinha, Geovane Westrup.

O prefeito Dimas Kammer visualiza, ainda, a possibilidade de incluir a pavimentação da Rodovia Jacob Westrup nesse processo. “Se o objetivo é trazer desenvolvimento e facilitar o acesso à cultura, como também incentivar o turismo de nosso município e da região, a rodovia não pode ficar de fora. Proporcionaria o crescimento não só de Forquilhinha, mas de Maracajá, Nova Veneza e Siderópolis. A intenção é sempre trabalharmos pelo todo”, ressalta.

Em Santa Catarina, receberam o selo os municípios de Forquilhinha, Cocal do Sul, Lauro Müller, Nova Trento, Urupema e Camboriú.

Francine Ferreira – Mariane Rodrigues


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo