Coronavírus

Forquilhinha contemplada com recursos de lei para ações emergenciais ao setor da Cultura

O Governo federal começou a repassar recursos da Lei Aldir Blanc, Lei nº 14.017/2020, que dispõe sobre as ações emergenciais destinadas ao setor da Cultura durante o estado de calamidade pública. Nesse primeiro lote, foram repassados R$ 17,8 milhões para 31 municípios catarinenses que tiveram os Planos de Ação aprovados até o dia 1º de setembro.

Para Forquilhinha, inicialmente serão destinados pouco mais de R$ 203 mil. Os próximos lotes estão previstos para 26 de setembro, 11 de outubro e 26 de outubro.

Pela regulamentação do Decreto 10.464/2020 os municípios têm até 18 de outubro para fazer a publicação do Plano de Ação. “São recursos importantíssimos, que virão para nossas cidades para beneficiar os artistas que sofreram com a pandemia da COVID-19 e precisam do apoio dos gestores locais para receberem esses recursos de extrema importância para manterem suas atividades”, explica o presidente da FECAM, Paulinho Weiss, prefeito de Rodeio.

Contape
Net Lider
Thiago Auto Lavação
Maderonchi
Posto Bravo
Dengo Produtos de Limpeza

Distribuição dos recursos para a cultura

Pelo Decreto, caberá aos municípios a distribuição de recursos que subsidiem a manutenção de espaços artísticos e culturais e também a elaboração e publicação de editais que contemplem ações voltadas à cultura.

Há duas formas de fazer esta distribuição: por subsídio mensal e por edital. No caso do subsídio mensal os municípios deverão estabelecer seus critérios e publicá-los formalmente. É preciso levar em conta os critérios já elencados no Decreto, como os valores mínimos e máximos de subsídio, as vedações e a contrapartida a ser ofertada pelos beneficiários.

Já os editais ou chamadas públicas podem ser utilizados dentro de programas culturais existentes nos municípios ou ainda com a criação de novos programas.

Redação – Imprensa FECAM

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo