FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

“Filhos do Jacarandá”: realidades vividas em um país com muitos conflitos

Fabrícia de Pelegrini b

A história narrada no livro Filhos do Jacarandá, de Sahar Delijani, se passa no Irã no período de 1983 a 2011. É baseada em fatos reais, em experiências vividas por familiares e amigos da autora. Um livro com uma grande carga emocional, mas com uma narrativa equilibrada, que mostra a realidade de um país com muitos conflitos e pouca liberdade.

O leitor vai se deparar com várias pequenas histórias, de diversos personagens, que no decorrer do tempo terão relação direta. Começa com uma mulher grávida que está na prisão sendo levada a um hospital para ter sua filha, esse bebê fica por um tempo com ela e suas colegas de cela e depois é levado para seus avós. A personagem conta o que passou física e emocionalmente neste período que esteve na prisão. O detalhe é que ela e o marido foram presos porque eram militantes políticos e isso acontece com vários outros.

Assim segue a primeira metade do livro, quando vários personagens são apresentados sofrendo as consequências de prisões injustas, de torturas, ansiedades. O que enfrentam, o que sentem, o que esperam. Não são apenas pessoas enclausuradas na prisão, mas também parentes que cuidam de seus filhos, familiares que deixam sonhos de lado para enfrentar o que a vida apresenta, crianças que ficam órfãs mesmo tendo os pais vivos.

Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Credisol
Maderonchi
Contape

Na segunda parte do livro, a escritora traz novamente os personagens infantis do início da narrativa, agora na fase adulta, mostrando toda a carga que seguiu na trajetória de cada um e como receberam seus pais ao saírem da prisão, ou a notícia da morte deles e ainda a fuga para outros países.

Filhos do Jacarandá fala de torturas, de esperanças, de execuções, de traumas, de buscas, de amor, de dúvidas. É um livro triste, sensível, difícil, mas é muito bem construído pela autora que conseguiu ir e vir guiando o leitor pela história. É uma narrativa que mostra uma realidade que não pode ser esquecida.

filhosdojacaranda

Filhos do Jacarandá, de Sahar Delijani – 230 páginas

Livraria Fátima

Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo