FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Fabrícia De Pelegrini: Livro “O Castelo de Vidro”: uma extraordinária história real

Fabrícia de Pelegrini b

A jornalista e escritora Jeannette Walls conta sobre sua infância no livro O Castelo de Vidro. Uma infância pobre, onde ela e os irmãos passaram fome, frio, às vezes sem ter onde morar, com um pai alcoólatra e uma mãe negligente que se dizia artista e não queria viver com regras. Apesar de tantas coisas ruins que as crianças viveram, a autora buscou dar leveza à narrativa, evitando mostrar amargura, ressentimento ou traumas, apresentando um pouco de sua vida, coisas ruins e coisas boas, e como decidiu e o que fez para mudar seu rumo e ser responsável por si mesma.

A primeira lembrança da autora é um acidente. Ela estava cozinhando e seu vestido pegou fogo, ficou semanas no hospital se recuperando. Isso aconteceu quando ela tinha apenas três anos de idade, porque assim foi a educação que receberam, tinham que aprender a cuidar de si mesmos e se adaptar com a vida maluca que viviam. O pai Rex e a mãe Rose Mary não gostavam de regras e diziam que a liberdade era o que importava, nunca tinham dinheiro, a comida faltava na mesa, as crianças estavam sempre sujas, várias casas que moraram eram infestada de baratas sem condições mínimas de sobrevivência, os irmãos tinham que ajudar uns aos outros para sobreviver, estavam sempre mudando de cidade porque os pais não se adaptavam a emprego nenhum.

A leitura, os estudos, o respeito às pessoas e a cumplicidade entre os familiares eram valorizados na família Walls. O pai sonhava alto, dizia que ia construir uma casa de vidro (por isso o título do livro), mas o sonho nunca saiu do papel. A mãe era egoísta, escondia comida das crianças que tinham que se alimentar de restos encontrados nos lixos da escola, apanhavam de colegas por serem pobres, sujos e diferentes. Uma vida inacreditável para muitas pessoas que leram ou vão ler ainda esta história. Quando as crianças se tornaram adolescentes decidiram se ajudar e cuidar da própria vida, conseguiram, e então os pais viraram moradores de rua, simplesmente porque não se adaptavam a nenhuma circunstância considerada aceitável como trabalhar, ter uma residência, tomar banho, se alimentar…

Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Credisol
Maderonchi

É difícil escrever em poucas linhas sobre este impactante livro sem estragar a expectativa, mas garanto que a leitura é muito interessante para conhecer e entender o que pensam pessoas que podem ter dinheiro vendendo uma joia ou um pedaço de terra, mas preferem passar fome do que se desfazer delas. A narrativa também mostra que apesar das brigas, da falta de responsabilidade e discernimento destes adultos e de tudo o que passaram, havia amor entre pais e filhos. Além disso, é uma história de exemplo de superação, de fazer escolhas e acreditar, trabalhar, lutar por elas. E que também há adultos que não querem ser ajudados, eles preferem viver do jeito que vivem, como os pais de Jeannette.

O Castelo de Vidro de Jeannette Walls – 344 páginas.

ocastelodevidro

Livraria Fátima

Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo