FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

“Extraordinário”, de R. J. Palácio

fabricia de pelegrini 2017

O livro Extraordinário, escrito por R. J. Palácio, tem uma história interessante que provoca a reflexão de como as pessoas percebem e reagem ao diferente. O protagonista é August, um garoto que está com 10 anos, possui uma severa deformidade facial devido a uma síndrome genética e sua família decidiu coloca-lo na escola. Ele viveu seus primeiros anos de vida em casa, seus pais e irmã sempre o protegendo, teve poucos amigos e também passou por diversas cirurgias para correções no rosto.

Mas tudo isso ia mudar a partir do dia que seus pais decidiram que seria melhor ele começar a frequentar o colégio. A partir desta nova experiência de vida, o garoto começou a encarar o mundo ao seu redor, com as coisas boas e ruins que teria que vivenciar, ao lado de pessoas legais e outras nem tanto. Muitos desafios viriam pela frente.

O livro é escrito em primeira pessoa, começando com August, mas tem capítulos também de sua irmã Via, de Justin que é o namorado da Via e de outros personagens que são destaques na história.

Credisol
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Net Lider

Não é preciso contar muito sobre o que vai acontecer no livro porque muito já se imagina, mas o diferente é como tudo se encaminha. Como August começa a estudar o 5º ano do ensino fundamental, ele vai conviver com crianças que muitas vezes são reflexos de seus pais. Ali ele ouve comentários maldosos e piadas, vê poucas crianças se transformarem em amigos, a maioria tem até medo de encostar nele. E o dia a dia vai passando, uns mais fáceis e outros mais difíceis, mas ele segue firme.

Outro destaque na obra, que mostra a força do garoto e seu aprendizado tanto escolar quanto de não se abalar tanto com as coisas negativas que acontecem com ele, é o laço familiar. O amor, a presença, a atenção e o cuidado de seus pais e irmã são fundamentais para que ele tivesse também senso de humor e não se abalar tanto com seu problema. E a gentileza, o buscar ser sempre mais gentil que o necessário, a importância da amizade, de ser fiel ao que acredita, são lições que o livro apresenta aos leitores.

August é mesmo extraordinário e ele ensina muito e também aprende a viver melhor a vida, respeitando as diferenças e buscando conhecer antes de julgar.

Extraordinário, de R. J. Palácio – 318 páginas.

Livraria Fátima

Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo