FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

Escritórios de advocacia: como cortar custos?

application 1756269 640

Controle e planejamento financeiro são essenciais para uma boa gestão de escritório de advocacia.

Todo sócio deve garantir que os recursos sejam bem aproveitados para que novos investimentos sejam possíveis no futuro. Uma boa saúde financeira é essencial para o desenvolvimento da banca e não deve ficar de fora das prioridades do advogado gestor.

Em alguns casos, no entanto, é preciso cortar custos para que o escritório se torne um negócio rentável ou permaneça em crescimento. Porém, implica em mudanças na rotina do escritório.

Maderonchi
Net Lider
Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

O segredo para o corte de gastos estratégico é entender a realidade financeira do escritório e se planejar. Quanto mais preciso for o panorama de gastos e custos, mais estratégicos são os cortes. Desta forma minimiza possíveis impactos e prejuízos ao clima organizacional.

Gerenciando o corte de gastos

Cortar gastos significa blindar o financeiro, para proteger a sustentabilidade do escritório. O advogado precisa executar esta ação de forma a não comprometer a qualidade dos serviços jurídicos nem o rendimento do time.

O passo básico para uma boa gestão financeira é conhecer as despesas fixas e variáveis do escritório, além de monitorar o capital de giro e o fluxo de caixa.

Também é preciso saber quais são os recursos mais utilizados para o funcionamento do escritório, avaliando com cautela de que forma podem ser otimizados.

Ter um software jurídico online é uma forma de controlar gastos e manter o financeiro em dia. Em muitos casos, a ferramenta fornece informações que podem impedir que o advogado recorra ao corte de gastos. Por ela, é possível ter um controle de todas as despesas e saber exatamente para onde o dinheiro do escritório vai.

Otimizar recursos

Todo escritório conta com gastos operacionais, ou seja, decorrentes das atividades diárias. Impressões de documentos, deslocamento para fóruns e reuniões, despesas com café, produtos de limpeza, entre outros.

Embora sejam necessários para que o funcionamento, uma boa dica é otimizá-los. Em vez de imprimir, é possível educar os advogados a utilizarem documentos digitais.

Duas opções podem ser usadas no caso de deslocamentos: aumentar o uso de reuniões online, ou buscar valores mais em conta usando aplicativos de táxi corporativo.

A mudança de marcas dos produtos de limpeza pode impactar de forma positiva. A substituição de copos plásticos por canecas permanentes além de otimizar custos, também é uma forma de sustentabilidade adotada por várias empresas.

A economia com estas medidas pode evitar decisões mais drásticas, como o desligamento de  membros da equipe, por exemplo.

Para realizar uma boa gestão de escritório de advocacia é preciso saber negociar. Não hesite em pesquisar melhores opções de compra e de sugerir condições de pagamento que favoreçam o fluxo equilibrado de caixa. Dessa forma, você consegue estipular metas do quanto gastar mensalmente.

Envolver o time na economia de recursos

A mudança de hábitos é uma questão complexa e difícil. Dentro do dia a dia de um escritório de advocacia, alguns cortes podem ser radicais tanto para advogados quanto para os sócios.

Portanto, antes de promover mudanças que afetam a rotina e podem impactar a qualidade do trabalho, explique a situação à equipe e envolva todo mundo na economia de recursos.

Uma boa forma de estimular a equipe a economizar recursos é usar a gamificação, oferecendo recompensas, caso os advogados atinjam determinadas metas de economia.

Este tipo de modificação de comportamento sempre requer tempo e revisão de hábitos. Por isso, o estímulo constante, a clareza e a determinação do desafio são essenciais caso queira tornar a otimização de recursos uma realidade para o escritório.

Investir de forma inteligente

Muitos advogados acreditam que, diante de um cenário de crise ou mesmo da necessidade de corte de gastos, não é possível investir.

É aí que reside o erro de muitos gestores. Em alguns casos, investir em ferramentas ou recursos específicos pode ajudar a conter gastos e economizar.

Um exemplo disso é optar pelo uso de um software jurídico online. O escritório evita gastos com impressões, já que possibilita a digitalização de documentos. E também traz vantagens quando se trata da organização da rotina, interação do time e até o aumento da produtividade.

Como todo gestor sabe, na advocacia tempo é dinheiro. Portanto, contar com ferramentas que proporcionam mais agilidade nas rotinas sem perder a qualidade dos serviços jurídicos são um ótimo investimento.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo