FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Entre choros e teorias conspiratórias

eduardo madeira

Erros de arbitragem acontecem e, infelizmente, estão sendo normais em jogos de futebol. Cada vez mais, a impressão é de que as partidas são interferidas por faltas mal marcadas, pênaltis inexistentes e impedimentos assinalados de forma equivocada. Entretanto, ao analisar uma atuação, tento colocar vários fatores acima de falhas do árbitro. Questões táticas, técnicas, comportamentos individuais e méritos das equipes acabam ficando acima de tudo.

Em contrapartida, o que venho observando nas últimas semanas é que esses fatores estão ficando abaixo dos erros de arbitragem. Para muitos, o Criciúma não será campeão do returno por causa da arbitragem. Já ouvi até mesmo teorias “pró-Chapecoense”, por ser o time queridinho do Brasil após a tragédia do último ano. Já beira o choro e a construção de conspirações baseadas no vazio, sem fontes concretas.

Houve erros? Houve, sem dúvida. Mas sempre parto da premissa de que nada é concreto. O gol anulado não garantiria vitória, tampouco o pênalti não marcado era certeza de gol. O exemplo mais claro dessa minha forma de pensar está na derrota por 1 a 0 diante do Joinville. Diego Giaretta teve um gol mal anulado no começo da primeira etapa. Só que o Criciúma vinha sofrendo muitos gols na época e quem garantiria que o jogo terminaria com vitória para o Tigre? Depois do gol, teríamos, tranquilamente, 75 minutos de bola rolando. É tempo suficiente para um time reagir ou para o outro alargar a vantagem.

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol
Net Lider
Contape

O único jogo em que o Criciúma realmente saiu prejudicado, a ponto de considerar que os três pontos não vieram por erro do árbitro, foi no empate sem gols diante do Figueirense. Pela forma como a partida transcorria e pelo período do tento, dificilmente o time de Florianópolis conseguiria empatar após o gol anulado de Jheimy. Seriam dois pontos a mais que colocariam o Tigre mais próximo da Chapecoense.

Mas será que o Criciúma também não teve seus deméritos? Contra o Brusque, por exemplo, tinha o jogo em mãos. Vacilou, tomou 4 a 2 e contou com um Alex Maranhão inspirado para arrancar o empate. Outro exemplo claro foi novamente a derrota por 1 a 0 diante do Joinville. Apesar do gol mal anulado, o jogo continuou, o Tigre teve chances, mas morreu após uma substituição infeliz de Deivid, que acabou com qualquer chance de vitória após a expulsão de Barreto.

O resumo disso tudo é que vejo muitos mais preocupados em reclamar e procurar justificativas para os erros do que tentar encontrar soluções e maneiras eficazes de minimizar os erros. Apontar o dedo e dizer que está errado é mole e qualquer um pode fazer. Difícil é apresentar um modelo de trabalho que possa melhorar o desempenho dos árbitros e diminuir as interferências durante os jogos.

Além disso, é preciso reconhecer os méritos adversários. A Chapecoense, provável campeã do returno, não perde desde o dia 11 de fevereiro. São dois meses sem derrotas no estadual! Neste período, foram nove vitórias e dois empates, com 29 gols marcados e cinco sofridos. A Chape marcou pelo menos dois gols em oito jogos e ainda passou sete sem sofrer gols. Está invicta no returno! É mesmo uma conspiração pró-Chape ou o time do Oeste tem méritos e é merecedor de conquistar o returno?

Por mais que erros tenham acontecido, é fato: os dois melhores times do campeonato estarão na grande decisão, Chapecoense e Avaí.

O Criciúma está sofrendo um choque de filosofia. Saiu Roberto Cavalo, técnico mais rústico, de jogo mais reativo, e entrou Deivid, profissional com ideias novas e que apresenta uma forma de jogar mais propositiva e com bola no chão. É um choque forte e intenso para o elenco e a adaptação ainda não foi feito 100%. Em momento algum o Tigre mostrou forças para lutar pelo título. Qualquer sugestão em relação a isso não passa de choro ou teoria conspiratória.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo