FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Segurança

Entenda como proteger os seus dados online de vazamentos

computer 1591018 1920

O início de 2021 trouxe uma notícia muito preocupante: Dados de 223 milhões de brasileiros, incluindo vários falecidos, vazaram. Informações como nome completo, data de nascimento, número do CPF e até score de crédito fazem parte dossiê a respeito de cada uma das vítimas que agora está à disposição de vários criminosos.

Ainda não se sabe qual foi a fonte desse vazamento e é praticamente impossível impedir que pelo menos seus dados de uso mais comum, como a data de nascimento, sejam exibidos publicamente na era digital. Porém, proteger informações bancárias, senhas, mensagens pessoais e outras informações que podem te prejudicar caso caiam em mãos erradas é cada vez mais importante.

Armadilhas estão espalhadas por toda a rede e visam não apenas golpes, como também conhecimento que pode levar, por exemplo, a formas mais eficazes de publicidade.

Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Contape

Conheça algumas maneiras de proteger os seus dados e impedir que eles sejam facilmente vazados:

Não insira seus dados em qualquer lugar

Sempre que for se cadastrar em algum site ou serviço, verifique se ele possui um certificado de segurança e estude para saber se conta com uma reputação positiva.

O certificado de segurança garante que a sua conexão com o site é segura e a boa reputação faz com que a sua confiança ao inserir dados pessoais possa ser superior.

Use abas anônimas

Quando navegar por um ambiente desconhecido ou suspeito, não dê sopa para o azar: Prefira uma aba anônima, que oculta várias das suas informações.

Caso você seja experiente com a internet, pode ir ainda mais longe e passar a usar um navegador privado. O Brave é um ótimo exemplo de ferramenta segura e veloz para a internet.

Tenha cuidado ao fazer downloads

Você já percebeu que programas desconhecidos às vezes aparecem instalados no seu computador? Que barras e mais barras de propaganda se acumulam no navegador? Que seus dispositivos ficam mais lentos e cheios de publicidade?

Isso acontece por causa de programas maliciosos que muitas vezes são instalados sem que você perceba: Durante os downloads, uma caixa marcada ou uma mensagem não lida faz com que venham junto ao que é desejado.

Além de sempre ficar atento com o que está escrito no momento de fazer um download, você deve ter um bom sistema de defesa em seu computador. A especialista em informática Luiza Ferreira, editora do portal Tech Reviews, destaca que um firewall é fundamental para impedir atividades indesejadas em seu computador.

Nunca salve dados de pagamento

Quem faz compras online já percebeu que sempre há a opção de salvar os dados de pagamento. Assim, ao voltar ao mesmo site ou aplicativo para uma nova aquisição, não será necessário preencher campos como “número de cartão de crédito” novamente.

Essa, porém, é uma prática bastante perigosa: Qualquer ataque ao sistema do site ou aplicativo acessará com facilidade os seus dados, podendo te prejudicar. É melhor ter o trabalho de inserir sempre as mesmas informações do que correr um risco de vazamento!

Além dos vazamentos de dados, golpes usando perfis falsos e buscando pessoas vulneráveis na internet são bastante comuns. Outras dicas de segurança como ter senhas fortes e variadas, não usar redes públicas de wifi e ajustar as permissões de aplicativos são importantes para uma navegação sempre segura.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo