FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Doador de sangue pode pedir isenção no Vestibular de Verão da Udesc até esta sexta

Vestibular Udesc

Nesta sexta-feira, 25, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fechará o prazo para os candidatos do Vestibular de Verão 2018 solicitarem isenção no pagamento da taxa de inscrição por doação de sangue. Já o prazo do critério socioeconômico acabou em 7 de agosto.

A isenção pode ser pedida por interessados que já tenham feito o ensino médio ou estejam em fase de conclusão até a data da matrícula na universidade (fevereiro de 2018). Quem obtiver o benefício deverá efetivar a participação no vestibular durante o período geral de inscrições. De acordo com o edital, essa isenção vale para candidatos que tenham doado sangue em órgão oficial ou em entidade credenciada pela União, pelo Estado ou por município (Lei Estadual nº 10.567/1997).

É preciso preencher o requerimento e entregá-lo pessoalmente, por representante legal ou pelo correio, com aviso de recebimento (AR), à Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest), das 13h às 18h. O setor fica no Prédio da Reitoria da Udesc, em Florianópolis.

Credisol
Maderonchi
Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

Além disso, é necessário apresentar declarações para comprovar que houve, no mínimo, três doações no período de um ano, as quais precisam ser firmadas pelo hemocentro. A universidade anunciará as solicitações aprovadas na página do vestibular a partir de 30 de agosto.

Edital, inscrições e provas

A Udesc lançará o edital e abrirá as inscrições do Vestibular de Verão em 4 de setembro, no site, com prazo aberto até 6 de outubro. Já a data final para pagar a taxa de inscrição será 9 de outubro. As provas ocorrerão em 26 de novembro, e os aprovados na primeira chamada serão divulgados em 12 de dezembro. Os novos estudantes começarão a ter aulas em fevereiro de 2018. Confira o calendário completo.

Os candidatos poderão concorrer a 1.281 vagas de 49 cursos presenciais de graduação, que são gratuitos e oferecidos em nove municípios: Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul.

Já é possível verificar as obras literárias que serão cobradas nas provas: “Manuel Bandeira (coleção Melhores Poemas)”, com seleção de Francisco de Assis Barbosa (Global Editora); “Lucíola”, com autoria de José de Alencar (obra disponível na internet); “Valsa n° 6”, de Nelson Rodrigues (Nova Fronteira); “Nós”, de Salim Miguel (Editora Ufsc); e “Um lugar na janela 2: relato de viagens”, de Martha Medeiros (L&PM).

Vagas e cotas

As vagas do Vestibular de Verão representam 75% do total para o próximo semestre letivo, pois as demais serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os únicos cursos que oferecem 100% das vagas pelo vestibular são Teatro e os de Música (Licenciatura e Bacharelado), pois exigem também uma prova prática.

A Udesc manterá o sistema de cotas pelo Programa de Ações Afirmativas. Em cada curso, 30% das vagas estão reservadas, sendo 20% para candidatos com todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.

Cursos

Em Florianópolis, haverá vagas em Administração (vespertino ou noturno), Administração Pública (matutino ou noturno), Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Biblioteconomia, Ciências Econômicas, Design (Gráfico e Industrial) e Educação Física (Bacharelado e Licenciatura).

A Udesc também oferece, na Capital, os cursos de Fisioterapia, Geografia (Licenciatura), História (Bacharelado e Licenciatura), Moda, Música (Bacharelado em Piano, Violino ou Viola, Violão, Violoncelo e Licenciatura), Pedagogia e Teatro. Em Joinville, as vagas são para os cursos de Ciência da Computação, Física, Matemática, Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e para Engenharia (Civil, de Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica).

Os cursos de Lages são Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária, enquanto o Oeste tem Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Zootecnia. A unidade de Balneário Camboriú terá seleção para Administração Pública e Engenharia do Petróleo e a de Laguna, para Engenharia de Pesca e Arquitetura e Urbanismo.

Além disso, o vestibular conta com vagas para Ciências Contábeis, Engenharia de Software e Engenharia Sanitária em Ibirama e para Sistemas de Informação e Engenharia de Produção Mecânica em São Bento do Sul.

Saiba mais sobre os cursos presenciais de graduação da Udesc.

Onde tirar dúvidas

Mais informações podem ser obtidas com a Covest pelos telefones (48) 3664-8089 e 8091, das 13h às 19h, e pelo e-mail vestiba@udesc.br.

Francine Ferreira – Assessoria de Comunicação da Udesc


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo