FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Diego Passarela entra em férias antes de discutir exoneração

Francine Ferreira 2017

DA POLÍTICA

De férias

Depois de protocolar seu pedido de exoneração no gabinete do prefeito Dimas Kammer, o secretário de Saúde Diego Passarela aceitou, ao invés disso, pegar 15 dias de férias, para voltar a discutir o assunto quando o prefeito também retornar do descanso. A expectativa da Administração Municipal é que ele repense seu posicionamento e se convença a permanecer no comando da pasta.

Perseguição

No entanto, Passarela já havia ficado bastante indignado com alguns acontecimentos internos na prefeitura e a gota d’água acabou sendo uma reunião realizada entre membros do Executivo e Legislativo, sem a sua presença, para tratar do projeto que previa a contratação de uma Organização Social para administrar o Pronto Atendimento – sugestão que havia sido levantada pelo próprio Diego.

Além disso, ele também alegou que vinha sofrendo perseguição de correligionários do Partido Progressista. “Minha saída deve-se estritamente a atitudes de algumas pessoas ligadas à Administração, e a pessoas de dentro da Administração, que não veem com bons olhos a gestão feita por mim na secretaria, tentando a todo tempo difamar a minha pessoa”, acrescentou, no pedido de exoneração.

Net Lider
Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol

Vaga na Câmara

Tendo feito 610 votos nas eleições de 2016, Passarela é o primeiro suplente do Legislativo de Forquilhinha. Com isso, se o vereador Ivoney Córneo permanecer licenciado para o cargo de secretário de Infraestrutura e se a exoneração realmente sair, a cadeira hoje ocupada por Juares de Oliveira deverá ser assumida por Diego a partir de fevereiro de 2018.

Comando do PT

A Administração Municipal de Forquilhinha está sob o comando do vice-prefeito Félix Hobold (PT) e seguirá dessa forma até a terceira semana de janeiro, quando o prefeito Dimas Kammer (PP) retorna de férias. A posse ocorreu nessa semana, na sala de reuniões do Paço Municipal, e contou com a presença dos servidores, vereadores, secretários, amigos e familiares.

IMG 3230

Foto: Mariane Generoso Rodrigues

Novos recursos

Para 2018, o deputado estadual Rodrigo Minotto espera contribuir nas áreas da educação, saúde e agricultura de Forquilhinha. Entre as obras a serem realizadas com recursos destinados ou obtidos com auxílio do parlamentar estão: a construção do ginásio de esportes da Apae; aquisição uma bomba d’água e implementos para a rizicultura; reforma da Escola de Educação Básica Aloysius Back; construção da cobertura da quadra de esportes da E.E.B. Angelo Izé; ampliação da E.E.B. José Aléssio; e reforma no posto de saúde dos Bairros Ouro Negro e Nova York.

No ano passado, foram destinados mais de R$ 1 milhão para Forquilhinha, através das emendas impositivas do deputado na Assembleia Legislativa.

DA COMUNIDADE

ETE pronta em março

As obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Forquilhinha devem ser finalizadas até o fim do mês de fevereiro. Toda a rede coletora já foi instalada e, depois que a ETE foi concluída, os forquilhinhenses já poderão ligar suas residências ao esgotamento sanitário.

Com investimentos de R$ 25,6 milhões, o sistema beneficiará sete mil moradores dos bairros Centro, Vila Lourdes, Santa Clara, Clarissas, Santa Ana e Santa Isabel, permitindo que 35% da cidade tenham cobertura de coleta e tratamento de esgoto. No total, serão 34,3 quilômetros de redes coletoras, 3,3 quilômetros de emissários terrestres, cinco estações elevatórias de esgotos e 1.328 ligações domiciliares.

unnamed 6

Na licitação

O projeto para instalação de 11 câmeras de vídeo monitoramento em Forquilhinha, capitaneado pela Associação Empresarial (Acif) do município, segue aguardando liberação para ser colocado em prática. A aquisição dos equipamentos foi licitada pela Administração Municipal e, agora, a expectativa é que, no máximo até fevereiro, os aparelhos sejam liberados para serem efetivamente instalados.

Queda nas mortes

Em Forquilhinha, o Instituto Médico Legal (IML) de Criciúma registrou queda de 14 mortes em 2016 para 13 óbitos no último ano. Nessa linha, em acidentes de trânsito houve redução de quatro em 2016 para três mortes em 2017; assim como em suicídios, que diminuíram de quatro no ano retrasado para dois no ano passado.

No entanto, o número de homicídios aumentou de três em 2016 para cinco em 2017. Depois disso, a única diferença dos últimos dois anos é que uma pessoa morreu por acidente doméstico em 2017, enquanto nenhum óbito do tipo foi registrado em 2016.

Prazo chegando

Expectativa é que sejam retomados a partir da próxima semana os trabalhos para pavimentação da parte problemática da Rodovia Vante Rovaris, que liga a Rodovia Gabriel Arns ao Bairro Santa Líbera, em Forquilhinha. A chuva e os recessos de fim de ano prejudicaram a obra no fim de 2017 e a cobrança, agora, é para que a empresa responsável por colocar o asfalto inicie logo as ações na via.

08 12 Obras Vante Rovaris

Foto: Francine Ferreira

Coletivas

Os servidores públicos da Administração Municipal de Forquilhinha seguem em férias coletivas até o dia 31 de janeiro. Nesse período, os serviços ligados à prefeitura, tanto no Paço Municipal quanto no Espaço Cidadão e Secretaria de Saúde, estão sendo realizados em regime de plantão, sem paralisação.

Já a Secretaria de Agricultura funciona em período integral, assim como as unidades de saúde, Pronto Atendimento e serviços de coleta de lixo, que permanecem atuando normalmente. A Fundação do Meio Ambiente, Cras e Creas trabalha com uma equipe reduzida, mas com manutenção do atendimento; e a Defesa Civil está à disposição 24 horas por dia para casos de emergência, pelo telefone (48) 3463-8100.

Só em março

Não haverá edições do Sábado Mais em Forquilhinha nos meses de janeiro e fevereiro. O tempo maior para compras no início dos fins de semana será retomado apenas em março. Até lá, a Câmara de Dirigentes Lojistas deve se reunir para projetar as ações a serem realizadas em 2018 e avaliar os resultados do ano passado, principalmente do Natal, com foco na promoção de fim de ano e horário estendido do mês de dezembro.

Última semana

Falando em comércio, os consumidores tem apenas mais uma semana – até a sexta-feira, 12 de janeiro – para comprar nas lojas associadas à CDL e participar da promoção de Natal, ainda em aberto. Depois disso, o sorteio de um automóvel zero quilômetro acontecerá no dia 13 de janeiro.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo