FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Dicas de como limpar corretamente os eletrodomésticos da cozinha

pasted image 0 2

Os eletrodomésticos são os protagonistas do lar, porque hoje em dia ajudam –e muito!– em todas as tarefas da casa, sendo também os que proporcionam entretenimento e diversão. Todos eles são um investimento importante na hora de arrumar o lar e, por causa disso, saber como cuidá-los para que funcionem durante muitos anos, é fundamental.

Todos eles foram escolhidos com muita atenção e comprados para fazer parte do dia a dia no lar. Com o intuito de mantê-los por um longo período ‘trabalhando’, é necessário tomar cuidados específicos. Desse modo continuarão funcionando sem inconvenientes.

A diversão e o entretenimento ocorrem por conta das smart TVs, que com um bom pano seco podem ser livradas da poeira. Mas são os eletrodomésticos da cozinha os que exigem um cuidado especial, como a geladeira, o forno, a máquina de lavar, que são a nossa mão direita no dia a dia, transformando a rotina em algo mais tranquilo e relaxado.

Maderonchi
Credisol
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

Mas escolher, comprar e instalar não é suficiente. O importante é a manutenção de todos eles, para que nenhum imprevisto exija um conserto ou, pior ainda, a necessidade de um novo investimento, pois nenhum conserto adiantaria.

Todos os eletrodomésticos possuem um manual com as indicações de manutenção por parte dos fabricantes. Mas existem cuidados específicos, que valem a pena conhecer para garantir a saúde dos aparelhos e, principalmente, a saúde do seu bolso!

pasted image 0

Dicas para uma boa manutenção dos eletrodomésticos

  1. O fogão e o forno: o fogão é o eletrodoméstico essencial para o preparo de deliciosas comidas familiares. É fundamental manter a limpeza para um bom funcionamento e para preservar a saúde da família. Para isso, as grades devem ser retiradas, bem como todas as partes removíveis, para poder limpá-las com detergente e uma bucha. É aconselhável mergulhar tudo em água quente com algumas gotas de detergente. Se os queimadores e grelhas tiverem muita gordura, um bom desengordurante resolve. Mas se não tiver em casa, a solução é uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio: ¼ copo de água quente + ¾ copo de bicarbonato de sódio + ½ copo de vinagre. A mesma mistura serve para a limpeza do forno.

Observações importantes: antes de começar a limpeza, o fogão deve ser desligado da tomada. Não usar nenhum tipo de produto inflamável.

  1. A geladeira: é o eletrodoméstico mais importante, pois é o responsável por conservar todos os alimentos.  Para preservar a saúde da família, é necessário prestar muita atenção à higiene da geladeira, porque dessa forma estará prevenindo a proliferação de bactérias e fungos. Para a parte externa, use um pano umedecido com água morna e detergente. Quando iniciar a limpeza da parte interna, retire cuidadosamente todos os alimentos, mantendo eles refrigerados na pia da cozinha ou em balde ou bacia grande, com gelo. Depois, retire as prateleiras e as gavetas. Logo, misture em dois litros de água uma colher de bicarbonato de sódio. Com essa mistura e uma bucha macia, limpe o interior. As gavetas e prateleiras devem ser lavadas com água e detergente.

pasted image 0 1

 

Observações importantes: é necessário desligar a geladeira da tomada antes de iniciar a limpeza, tanto interna quanto externa. Não usar produtos abrasivos ou removedores.

  1. O forno de micro-ondas: eletrodoméstico ideal para poupar tempo na cozinha, mas que, justamente por se tratar de um aparelho para cozinhar, esquentar e descongelar, deve estar sempre perfeitamente limpo. Para isso, a limpeza interna deve ser feita com um pano umedecido com a solução de bicarbonato de sódio e água. O prato deve lavar-se com água e sabão, sempre usando uma bucha macia. A parte externa, com bucha macia, água e algumas gotas de detergente.

 

Observações importantes: como todo eletrodoméstico, o micro-ondas deve ser desligado da tomada antes de começar a limpeza.

  1. A máquina de lavar louça: um coringa na hora de arrumar os utensílios da cozinha após almoços e jantares. Para a parte externa, a bucha macia será necessária junto com água e gotas de detergente. Para a parte interna, retirar em primeiro lugar a cesta (que deve limpar-se também com água e detergente) e limpar os filtros com a bucha macia. Limpar do mesmo jeito as hélices. Desse modo, estará evitando que fiquem restos de alimentos no interior da máquina e, com o passar do tempo, que a máquina deixe de funcionar por causa das tubulações entupidas!

Observações importantes: reiteramos a importância de desligar o aparelho da tomada antes das tarefas de limpeza e nunca usar abrasivos ou produtos inflamáveis.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo